Segurança

Secretaria promete reforçar assistência a reeducandos durante impasse com policiais penais

No final de semana, os policiais penais suspenderam a entrega das feiras aos reeducandos

Por 7Segundos 18/08/2020 14h02 - Atualizado em 18/08/2020 16h04
Secretaria promete reforçar assistência a reeducandos durante impasse com policiais penais
Área interna do Baldomero Cavalcante - Foto: Ascom Seris

Após reunião com os policiais penais nesta terça-feira (18), a Secretaria da Ressocialização e Inclusão Social (Seris) informou que irá reforçar a assistência aos reeducandos enquanto saem desse impasse com os servidores.

Em nota à imprensa, informaram que iniciaram a negociação das pautas com a categoria, mas que o calendário para a reabertura das atividades no Sistema Prisional, prevista para esta semana, segue suspenso.

No final de semana, os policiais penais suspenderam a entrega das feiras aos reeducandos levadas pelas familiares. Os servidores alegam baixo efetivo e pedem a realização do concurso público.

Na segunda-feira (17), os parentes dos encarcerados realizaram um protesto na frente do Sistema Prisional.

Confira a nota da Seris:

A Secretaria da Ressocialização e Inclusão Social (Seris) esclarece que – após reunião com representantes da Secretaria do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag) e Sindicato dos Policiais Penais (Sindapen) realizada nesta terça-feira (18) com o intuito de debater pauta de reivindicações da categoria, a exemplo da realização de concurso público – vai reforçar a devida assistência à população privada de liberdade, em virtude da suspensão do cronograma divulgado pela Seris para retomada gradativa de rotinas carcerárias que precisaram ser interrompidas devido à pandemia da Covid-19, até que se chegue a um acordo.

Na ocasião, a Seplag referendou a disposição do governo estadual em realizar, oportunamente, concurso público não apenas para a Polícia Penal, enquanto a Seris, por sua vez, destacou a importância do permanente diálogo com os policiais penais de Alagoas, reafirmando seu compromisso com a valorização do servidor penitenciário.