Política

Após críticas de DiCaprio, Mourão convida ator para “marchar pela Amazônia”

Vice-presidente chamou o artista para caminhar por oito horas pela floresta para conhecer a realidade e geografia da região

Por Metropoles 19/08/2020 14h02
Após críticas de DiCaprio, Mourão convida ator para “marchar pela Amazônia”
Vice-presidente chamou o artista para caminhar por oito horas pela floresta para conhecer a realidade e geografia da região - Foto: Reprodução/Redes Sociais

O vice-presidente Hamilton Mourão (PRTB) afirmou que incêndios na Amazônia ocorrem apenas na “área humanizada” da região e que a floresta “não está queimando”.

Mourão aproveitou o discurso durante seminário promovido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) nesta quarta-feira (19/8) para rebater críticas do ator Leonardo DiCaprio quanto à preservação do bioma.

O vice-presidente convidou DiCaprio para caminhar pela floresta e conhecer a realidade e a geografia da região.

“A Amazônia não é uma coisa única. Existem 22 tipos de florestas diferentes aqui dentro. Não é única, muito menos uma planície. Eu gostaria de convidar o nosso mais recente crítico, nosso ator Leonardo DiCaprio, para ele ir comigo aqui a São Gabriel da Cachoeira e nós fazermos uma marcha de oito horas pela selva, entre o aeroporto de São Gabriel e a estrada de Cucuí. E aí ele vai aprender em cada socavão que ele tiver que passar que a amazônia não é uma planície. E aí entenderá melhor como funcionam as coisas nessa imensa região”.

Para Mourão, há muita desinformação sobre a Amazônia, que contamina a imagem do país quanto à preservação da floresta no ambiente internacional e mesmo entre as outras regiões do país.

“[Há] Muita desinformação sobre a Amazônia. Uma primeira coisa que tem que ficar clara: onde ocorre queimada na Amazônia é naquela área humanizada. A floresta não está queimando. E, no entanto, a imagem que é passada para o resto do Brasil e para a comunidade internacional é que tem fogo na floresta. E não adianta mostrar o mapa da Nasa, o mapa do Inpe, que a turma não aceita o dado”, criticou.

Leonardo DiCraprio já foi alvo de Bolsonaro, quando o presidente o acusou de estar “dando dinheiro para tacar fogo na Amazônia“, por meio de financiamento de Organizações Não Governamentais (ONGs). Na última semana, o ator publicou em seu Instagram dados do aumento do desmatamento com críticas ao presidente da República, a quem acusou de “duvidar da gravidade” do problema.