Polícia

Deic conclui inquérito da 'Operação Bate e Volta' e indicia três advogados

Profissionais são acusados de participar de esquema de transferência de presos

Por 7Segundos, com PC/AL 21/08/2020 12h12 - Atualizado em 21/08/2020 12h12
Deic conclui inquérito da 'Operação Bate e Volta' e indicia três advogados
Viatura da Divisão Especial de Investigação e Capturas (Deic) - Foto: Ascom PC/AL

Os delegados Gustavo Henrique, José Carlos e Cayo Rodrigues, da Divisão Especial de Investigação e Capturas (Deic), da Polícia Civil de Alagoas (PC/AL) concluíram o inquérito policial referente à Operação Bate e Volta, deflagrada no dia 3 de junho. A informação foi divulgada à imprensa nesta sexta-feira (21).

Segundo as investigações, quatro advogados são acusados de participar de um esquema que facilitava a transferência de reeducandos do Presídio do Agreste para as demais unidades prisionais do estado, onde a vigilância é menos rígida. Um dos profissionais envolvidos no esquema, identificado como Hugo Soares Braga, é filho do juiz da 16ª Vara de Execuções Penais, José Braga Neto.

“As diligências realizadas, assim como o acesso a novos áudios e documentos, forneceram convicção para a comissão de delegados promover o indiciamento de três advogados, um deles considerado líder do esquema criminoso, pelos crimes de extorsão, exploração de prestígio e associação criminosa”, informou o delegado Gustavo Henrique.

Ainda de acordo com a Polícia Civil, um dos investigados, que não teve a identidade revelada, acabou não sendo indiciado, porém, terá sua conduta avaliada em procedimento investigativo diverso. O inquérito foi remetido ao Poder Judiciário para as providências cabíveis