Maceió

Maceió permanece na fase azul, mas cinemas e teatros seguem fechados

Municípios do interior estão na fase amarela do Plano de Distanciamento

Por Tais Albino 24/08/2020 14h02
Maceió permanece na fase azul, mas cinemas e teatros seguem fechados
Renan Filho durante coletiva nesta segunda-feira (24) - Foto: Reprodução

O governador Renan Filho anunciou que todos os municípios do interior passarão para a fase amarela, já Maceió permanecerá na fase azul no Plano de Distanciamento Social Controlado. A informação foi divulgada nesta segunda-feira (24), em live sobre o balanço epidemiológico da Covid-19 em Alagoas. 

Renan Filho ressaltou a involução do novo coronavírus tanto na capital, como em municípios do interior. No entanto, atividades como cinemas, teatros, shows e eventos em geral seguem suspensas na capital. 

Sobre o balanço epidemiológico, o secretário de Estado de Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag), Fabrício Marques, chamou atenção para a melhora dos indicadores, com a taxa de ocupação de leitos exclusivos para Covid-19 — com respiradores — abaixo de 40% na última semana; e os leitos totais em torno de 20% de ocupação, ou seja, com uma desocupação perto de 80%. 

Na última semana, Maceió também teve o menor número de óbitos das últimas vinte semanas, com apenas uma morte. Na semana anterior, tinham sido sete na capital e 29 no interior. 

Avanço no interior 

A maioria das cidades alagoanas já estava na fase amarela do Plano de Distanciamento Social Controlado, com exceção dos municípios do Sertão que ainda estavam seguindo as regras da fase laranja. Agora, as atividades permitidas em todas as cidades do interior são:

- Templos, igrejas e demais instituições religiosas funcionando com 60% de sua capacidade;
- Lojas ou estabelecimentos de rua acima de 400 m2 e shoppings centers, galerias e centros comerciais;
- Bares e restaurantes funcionando com 50% de sua capacidade;
- Transporte Intermunicipal, receptivos e transportadoras turísticas com 50%;
- Academias e centros de ginástica com capacidade reduzida em 50%.