Saúde

Uso de cabines de desinfecção está proibida em Maceió

Equipamento pode causar lesões na pele, respiratórias, oculares e a reações alérgicas

Por 7Segundos com Assessoria 24/08/2020 17h05
Uso de cabines de desinfecção está proibida em Maceió
Cabine de desinfecção - Foto: Conteúdo Estadão

Uma das formas utilizadas por comerciantes para se adequarem aos protocolos sanitários foi a instalação de cabines de infecção. O problema é que esta prática foi classificada como nociva à saúde. E atendendo as recomendações, a Vigilância Sanitária de Maceió (Visa) proibiu a utilização desses equipamentos.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) emitiu uma nota técnica informando que não autoriza o uso dessas cabines pois a borrifação desses produtos sobre seres humanos pode causar danos à saúde, devendo o responsável responder, penal, civil e administrativamente.

O uso das cabines é proibido porque não há modelos aprovados pela Anvisa, já que não existe comprovação científica de sua eficácia no combate ao novo coronavírus. Expondo o ser humano aos riscos de lesões na pele, respiratórias, oculares e a reações alérgicas, que podem ter consequências graves.

A Visa orienta aos empreendimentos que sejam utilizados na entrada dos ambientes álcool em gel e o termômetro digital, mas não permite o uso de cabines de desinfecção.