Polícia

Operação policial prende cinco pessoas por golpes do falso leilão em Alagoas

Quadrilha agia montando sites falsos com imagens de sites confiáveis

Por 7Segundos, com PC/AL 26/08/2020 09h09 - Atualizado em 26/08/2020 09h09
Operação policial prende cinco pessoas por golpes do falso leilão em Alagoas
Polícia Civil deflagra operação em Alagoas - Foto: Ascom PC/AL

Cinco integrantes de um grupo criminoso responsável por aplicar o golpe do falso leilão foram presas, nessa terça-feira (25), em uma operação coordenada pela Seção de Crimes contra Instituições Financeiras da Gerência de Recursos Especiais (GRE), da Polícia Civil de Alagoas.

Segundo o delegado Cayo Rodrigues, um dos responsáveis pelas investigações, os criminosos criavam sites falsos na internet, replicando sítios eletrônicos de agências de leilão renomadas, ou mesmo criando novas, e atraem pessoas interessadas em fazer arrematações.

“Os interessados, induzidos a erro pela sofisticada apresentação eletrônica e social dos criminosos, efetuam lances em bens inexistentes e, acreditando que foram vencedores na disputa, efetuam a transferência do dinheiro para a quitação do lance na conta de empresas fantasmas criadas unicamente para o golpe”, frisou o delegado.

Ele disse ainda que a fraude tem ocorrido em todo o Brasil, e se acredita que movimentou dezenas de milhões de reais nos mais diversos bancos do país, sobretudo os digitais, apenas este ano.

Entre os presos estão pessoas que cederam seus nomes voluntariamente para a criação de empresas fantasmas, algumas que sacavam o dinheiro das fraudes e destinatárias do dinheiro fraudulento. Eles foram autuados pelos crimes de integrar organização criminosa e estelionato e foram encaminhados ao sistema prisional alagoano.