Justiça

Presidente e Corregedor do TJAL enaltecem ascensão de alagoano à Presidência do STJ

Tutmés Airan e Fernando Tourinho falaram sobre o ministro Humberto Martins

Por Assessoria 26/08/2020 13h01
Presidente e Corregedor do TJAL enaltecem ascensão de alagoano à Presidência do STJ
O ministro Humberto Martins toma posse como presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ) nesta quinta-feira - Foto: Gustavo Lima - STJ

O ministro Humberto Martins toma posse como presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), para o biênio 2020/2022, na próxima quinta-feira (27), às 17h. Alagoano com passagem pelo Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL) como desembargador, o magistrado é motivo de orgulho e tem a admiração da cúpula do Judiciário local.

Para o presidente do TJAL, Tutmés Airan, o ministro, "pela sua atuação notável no exercício da Corregedoria Nacional de Justiça, provou mais uma vez que faz jus perfeitamente ao cargo que assume daqui a poucos dias". O desembargador ressalta que Humberto Martins "foi extremamente diligente e trabalhador aqui na Justiça alagoana, como corregedor nacional e como ministro".

O desembargador Fernando Tourinho, Corregedor-Geral da Justiça de Alagoas, enalteceu a capacidade de trabalho e integridade do magistrado.

"Fácil é reconhecer o espírito público que norteia a vida profissional do ministro Humberto Martins, notadamente quando esteve à frente da Corregedoria Nacional, onde enfrentou os desafios lançados ao Judiciário brasileiro, nas convulsões da hora presente, com muito equilíbrio e com as armas do trabalho, combatendo o espírito negativo, sem resignação com o atraso. Não tenho dúvidas em afirmar que será um grande presidente do STJ", afirma Tourinho.

Currículo

Humberto Eustáquio Soares Martins nasceu em 7 de outubro de 1956, na cidade de Maceió. É bacharel em Direito pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e em Administração pelo Cesmac.

Foi nomeado desembargador do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL) em 2002, na vaga destinada aos advogados pelo Quinto Constitucional. Também atuou no Tribunal Regional Eleitoral (TRE/AL) como vice-presidente, corregedor regional eleitoral e diretor da Escola Judiciária Eleitoral (2005/2006).

No STJ, entre outras funções, foi presidente da 2ª Turma (2009/2011), ouvidor (2013/2014), diretor do Centro de Estudos Judiciários do Conselho da Justiça Federal (2014), diretor-geral da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (2015/2016) e vice-presidente (2016/2018). Vem atuando como corregedor nacional de Justiça desde agosto de 2018.