Economia

Alagoas está entre os estados que menos fecharam lojas durante pandemia

Os segmentos mais atingidos no Brasil foram as lojas de utilidades domésticas

Por Marcos Filipe Sousa 26/08/2020 14h02 - Atualizado em 26/08/2020 16h04
Alagoas está entre os estados que menos fecharam lojas durante pandemia
Alagoas teve menor impacto com lojas fechadas - Foto: Vitor Junine/ A Gazeta

Cerca de 1.200 lojas do varejo fecharam as portas em Alagoas no segundo trimestre deste ano. A informação, que é de um levantamento feito pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), foi divulgada na terça-feira (25). 

A pesquisa considerou o período entre abril e junho e nela, o Estado ocupa a sétima posição entre os estado do Nordeste. Na região, a Bahia está na primeira colocação com - 6,37 mil pontos. Em segundo lugar está Pernambuco (-4,25mil), seguido do Ceará (-3,35mil).

Levando em consideração as demais regiões, Alagoas fica em 20ª colocação. Entre as 27 unidades da federação São Paulo (-40,43 mil), Minas Gerais (-16,13 mil) e Rio de Janeiro lideraram a lista de empresas fechadas. No total, 135 mil lojas foram fechadas em todo o Brasil.

Conforme o levantamento, o número negativo tem relação com a pandemia do novo coronavírus. Em Alagoas, o primeiro caso foi detectado no dia 8 de março. 

Os segmentos mais atingidos no Brasil se caracterizam pela predominância na comercialização de itens considerados não essenciais como: lojas de utilidades domésticas (-35,3 mil estabelecimentos); vestuário, tecidos, calçados e acessórios (-34,5 mil lojas); e comércio automotivo (-20,5 mil).