Geral

Moradores de Bebedouro fazem novo protesto contra a Braskem

Eles cobram avaliação dos imóveis e celeridade nas indenizações

Por 7Segundos 28/08/2020 08h08 - Atualizado em 28/08/2020 11h11
Moradores de Bebedouro fazem  novo protesto contra a Braskem
Moradores de Bebedouro protestam contra a Braskem - Foto: Cortesia

Nesta sexta-feira (28), o SOS Bebedouro aliado a outros movimentos em defesa do bairro realizam uma nova manifestação contra a Braskem, reivindicando celeridade nas indenizações e exigindo a avaliação dos imóveis e as datas de pagamentos definidas no momento das desocupações dos mesmos.

A concentração do ato ocorreu na praça Lucena Maranhão, em Bebedouro, a partir das 7h, de onde os moradores sairam de carro em destino a porta da fábrica da mineradora Braskem, na praia do Sobral. Três ônibus também foram disponibilizados para transportar os manifestantes.

“Estamos reivindicando o que nos é de direito, celeridade nas indenizações e exigindo a avaliação do imóvel e a data de pagamento definidas no momento da desocupação do mesmo”, informou Jorge VI, um dos mais de 40 mil moradores, vítima da catástrofe geológica provocada pela mineração da Braskem.

Outro morador do bairro e um dos organizadores do SOS Bebedouro, Marco Braga, destacou também que a luta é pela inclusão de áreas que estão dentro “arco”, para o mapa verde claro. “Como percebem, a motivação do manifesto é causa comum aos afetados, e pedimos a solidariedade do povo de Maceió, e de todo o Brasil”, convocou.

Devido ao momento de pandemia, a organização da manifestação avisou que cumprirá o que determina as atuais normas do decreto de governo em vigor, alertando aos participantes quanto ao distanciamento, uso de máscaras e higienização (uso de álcool em gel).

O outro lado

Por meio de nota, a Braskem informou que respeita o direito de manifestação pacífica e reitera a sua preocupação em priorizar a segurança das pessoas. Além disso, esclarece as ações do Programa de Compensação Financeira e Apoio à Realocação seguem um cronograma público e compartilhado com as autoridades, que foi recentemente antecipado em cinco meses para dar celeridade às indenizações

Veja a nota na íntegra:

A Braskem respeita o direito de manifestação pacífica e reitera a sua preocupação em priorizar a segurança das pessoas. Depois de oito meses do acordo firmado com as autoridades públicas, o Programa de Compensação Financeira e Apoio à Realocação acumula avanços significativos, com mais de mil propostas de compensação financeira aceitas até o momento, totalizando cerca de R$ 126 milhões em indenizações e auxílios. As mudanças totalizam aproximadamente 20 mil pessoas fora das áreas de risco. As ações do Programa de Compensação Financeira e Apoio à Realocação seguem um cronograma público e compartilhado com as autoridades, que foi recentemente antecipado em cinco meses para dar celeridade às indenizações. A Braskem provisionou R$ 5,2 bilhões para todas as ações necessárias em Maceió.