Saúde

Maceió: vacinação contra o sarampo não atinge meta e segue até outubro

Campanha é destinada às pessoas de 20 a 49 anos

Por 7Segundos, com assessoria 28/08/2020 12h12 - Atualizado em 28/08/2020 12h12
Maceió: vacinação contra o sarampo não atinge meta e segue até outubro
Vacinação vai até dia 31 de outubro - Foto: Ascom SMS

O Ministério da Saúde (MS) prorrogou a Campanha de Vacinação contra o Sarampo até o dia 31 de outubro. A informação foi divulgada pela Gerência de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Maceió, nesta sexta-feira (28).

A decisão considerou que a circulação do vírus se mantém ativa em 21 Unidades Federadas, sendo que cinco destas com casos confirmados nos últimos 90 dias, além do grande número de pessoas ainda suscetíveis por não estarem vacinadas.

A Campanha que se encontra na sua 4ª etapa iniciou no dia 03 de agosto tendo como público-alvo as pessoas de 20 a 49 anos de idade, onde todos dessa faixa etária deverão receber uma dose adicional da vacina Tríplice Viral (sarampo, caxumba e rubéola).

Durante todo o período da prorrogação, a vacinação acontecerá nas Unidades Básicas de Saúde de Maceió. A vacina é contraindicada para gestantes e para pessoas com história de alergia grave (anafilaxia) a neomicina ou a algum dos componentes da vacina.

O sarampo

O sarampo é uma doença viral extremamente contagiosa, podendo ser grave e causar o óbito em alguns casos. A transmissão ocorre de pessoa para pessoa por meio de secreções nasofaríngeas expelidas ao tossir, espirrar, falar ou respirar.

Também tem sido descrito o contágio por dispersão de aerossóis com partículas virais no ar, em ambientes fechados, como escolas, creches e clínicas.

Os sintomas mais comuns são febre alta, acima de 38,5°C, exantema (erupções vermelhas na pele), tosse seca (inicialmente), coriza, conjuntivite e manchas de Koplik (pontos brancos amarelados na mucosa oral).

Alerta

As pessoas não devem buscar a vacinação na presença de sintomas respiratórios ou febre. Nesse caso, precisam respeitar o período de 14 dias de isolamento e, após isso, estarem há pelo menos três dias sem sintomas.