Ressocialização

Retomada de atividades no Sistema Prisional começa nesta terça-feira

Volta de visitas de familiares ainda não tem data definida por causa da pandemia

Por 7Segundos 08/09/2020 10h10 - Atualizado em 08/09/2020 10h10
Retomada de atividades no Sistema Prisional começa nesta terça-feira
Área interna do Baldomero Cavalcante - Foto: Ascom Seris

Após uma decisão da Justiça de Alagoas e uma reunião com gestores de todas as unidade prisionais, a retomada das atividades do Sistema Prisional de Alagoas começa nesta terça-feira (08).

O recebimento das feiras ocorre entre esta terça-feira e o sábado (12), das 9h às 13h. A questão foi alvo de diversos protestos por parte dos familiares de reeducandos na capital e no município de Arapiraca.

Porém, o cronograma para retomada gradativa das visitas ainda é alvo de discussão entre os gestores por causa das restrições impostas pela pandemia do novo coronavírus. A data ainda será definida.

A Secretaria da Ressocialização e Inclusão Social (Seris) alertou que os familiares dos o reeducandos devem levar os alimentos pré-higienizados, além de usar máscaras de proteção e manter o distanciamento mínimo, entre servidores e visitantes. As equipes também irão disponibilizar álcool 70%.

Decisão judicial


Na sexta-feira (04), o Tribunal de Justiça de Alagoas determinou que os policiais penais se abstenham de paralisar qualquer de suas atividades no Sistema Prisional de Alagoas, sob pena de multa diária de R$ 5 mil, limitada a R$ 50 mil.

O Estado de Alagoas propôs ação declaratória de ilegalidade de greve contra o Sindicato dos Agentes Penitenciários de Alagoas (Sindapen) alegando que a categoria usou situações de diminuição de atividades como forma de pressionar os gestores ao atendimento de pleitos da categoria.