Polícia

Operação da PF cumpre mandados em AL contra desvios no Sistema “S”

Investigação aponta desvio de R$ 150 milhões da Fecomércio, Sesc e Senac do RJ

Por 7Segundos 09/09/2020 09h09 - Atualizado em 09/09/2020 11h11
Operação da PF cumpre mandados em AL contra desvios no Sistema “S”
PF cumpre mandados da Lava Jato - Foto: Reprodução

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quarta-feira (09), em conjunto com o Ministério Público Federal (MPF) e Receita Federal, a operação "E$quema S" contra escritórios de advocacia acusados de desviar pelo menos R$ 150 milhões do Sistema S do Rio de Janeiro, composto por Sesc, Senac e Fecomércio.

Aproximadamente 170 policiais federais, divididos em 44 equipes, dão cumprimento a 51 mandados de busca e apreensão em seis estados da federação (AL, SP, DF, RJ, CE e PE). Os mandados judicias foram expedidos pela 7ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro.

Em Alagoas, agentes da PF cumprem mandados judiciais em escritórios de advocacia localizados em Maceió. Uma das ordens judiciais foi cumprida no empresarial The Square Park Office, localizado na Avenida Doutor Antônio Gomes de Barros, no bairro da Jatiúca.

Dentre os alvos estão o filho do ministro Humberto Martins (presidente do Superior Tribunal de Justiça), Eduardo Filipe Alves Martins, além do advogado Daniel Beltrão de Rossiter Correa. Foi constatado que Eduardo Martins tem um escritório de advocacia em Brasília, com uma matriz em Maceió.

Os investigados responderão pelos crimes de tráfico de influência, exploração de prestígio, peculato, estelionato, corrupção ativa e passiva, lavagem de dinheiro e organização criminosa.

Em nota, a Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Alagoas (OAB/AL) informou que a Diretoria de Prerrogativas está acompanhando a operação policial. E acrescentou que as informações acerca dos advogados ou advogadas e escritórios são sigilosas, conforme preconiza o Estatuto da OAB.

A operação

O nome da operação faz referência ao esquema envolvendo recursos de entidades do chamado Sistema S.