Polícia

Filho de Humberto Martins está entre os denunciados na fraude do Sistema “S”

Investigação aponta desvio de R$ 150 milhões da Fecomércio, Sesc e Senac do RJ

Por 7Segundos 09/09/2020 10h10 - Atualizado em 09/09/2020 12h12
Filho de Humberto Martins está entre os denunciados na fraude do Sistema “S”
Ministro Humberto Martins, novo presidente do STJ - Foto: Foto: Gustavo Lima/STJ

O advogado Eduardo Filipe Alves Martins, filho do presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), o alagoano Humberto Martins, é um dos alvos na operação da Polícia Federal deflagrada nesta quarta-feira (09) contra fraudes no Sistema “S” do Rio de Janeiro, composto por Sesc, Senac e Fecomércio.

Eduardo Martins está na lista dos 25 denunciados no esquema, que segundo a Polícia Federal, desviou mais de R$ 150 milhões. Os outros alvos são: Flávio Zveiter, filho do ex-presidente do Tribunal de Justiça do Rio Luiz Zveiter, Ana Tereza Basilio, esposa do desembargador André Fontes, ex-presidente do TRF-2, e Tiago Cedraz, filho do ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) Aroldo Cedraz.

O advogado Cristiano Zanin Martins, que defende o ex-presidente Lula, e Frederick Wassef, que defendia a família Bolsonaro, também estão envolvidos na ação da PF.

Aproximadamente 170 policiais federais, divididos em 44 equipes, dão cumprimento a 51 mandados de busca e apreensão em seis estados da federação (AL, SP, DF, RJ, CE e PE). Os mandados judicias foram expedidos pela 7ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro.

Em Alagoas, agentes da PF cumprem mandados judiciais em escritórios de advocacia localizados em Maceió. Uma das ordens judiciais foi cumprida no empresarial The Square Park Office, localizado na Avenida Doutor Antônio Gomes de Barros, no bairro da Jatiúca.

Os investigados responderão pelos crimes de tráfico de influência, exploração de prestígio, peculato, estelionato, corrupção ativa e passiva, lavagem de dinheiro e organização criminosa.