Eleições

Ufal adere ao projeto Universidade Amiga da Justiça Eleitoral

Estudantes da instituição que atuarem como mesário receberão certificado de horas complementares

Por Ascom Ufal 09/09/2020 17h05
Ufal adere ao projeto Universidade Amiga da Justiça Eleitoral
Ufal adere ao projeto Universidade Amiga da Justiça Eleitoral - Foto: Ascom Ufal

A Ufal firmou convênio com o Tribunal Regional Eleitoral do Estado de Alagoas (TRE-AL) e passou a integrar o projeto Universidade Amiga da Justiça Eleitoral. A iniciativa busca estimular a participação dos universitários no processo das eleições.

Por meio dessa parceria, estudantes da Federal de Alagoas poderão se inscrever para o Cadastro Reserva e tentar uma vaga para atuar como mesário voluntário nas Zonas Eleitorais de Alagoas. Para os que trabalharem como mesários, serão concedidas de 30 até 60 horas complementares/extracurriculares nas universidades conveniadas por serviços prestados à Justiça Eleitoral.

“Enxergamos essa oportunidade como uma forma de possibilitar ao nosso discente participar deste importante processo de democracia e, ao mesmo tempo, contemplá-lo com horas flexíveis”, destaca o pró-reitor Estudantil (Proest) da Ufal, Alexandre Marques, que representou a instituição na assinatura do convênio.

Este ano, serão realizadas as eleições municipais. Eleitores escolherão prefeitos e vereadores. Os dias de votação serão 15 e 29 de novembro, primeiro e segundo turno, respectivamente.

Como se inscrever

Para se inscrever no cadastro reserva de mesário, os universitários da Ufal devem preencher o formulário de inscrição disponível neste link. A inscrição irá para o cadastro de reserva do Cartório Eleitoral da respectiva Zona a qual o estudante pertence e será submetida aos critérios de aceitabilidade.

Além da inscrição no formulário obrigatório, também é preciso encaminhar e-mail para o endereço eletrônico [email protected] informado os seguintes dados: nome completo, curso, título de eleitor, zona eleitoral e seção.

O prazo preferencial para a realização das inscrições é até o dia 15 de setembro. No entanto, a inscrição poderá ser realizada a qualquer momento, enquanto houver disponibilidade de vagas.

Em caso de dúvidas, entrar em contato com a Escola Judiciária Eleitoral (EJE-AL) por meio do endereço [email protected].

Outras vantagens

Além das horas flexíveis para os estudantes universitários, é garantida a dispensa do trabalho pelo dobro dos dias de convocação, sem prejuízo de salário, mediante declaração expedida pela Justiça Eleitoral (art. 98, da lei 9.504/97).

O exercício das atividades de mesário também pode ser considerado como critério de desempate em concurso público, desde que haja previsão no edital. Já em relação aos servidores públicos, será considerado como critério de desempate, em caso de promoção (Lei nº 4.373/65 – Código Eleitoral, Art. 379, §§ 1º e 2º).