Educação

Em meio à pandemia, aulas remotas da Ufal iniciam em outubro

Novo calendário será debatido nesta sexta-feira (11)

Por 7Segundos, com assessoria 10/09/2020 12h12 - Atualizado em 10/09/2020 13h01
Em meio à pandemia, aulas remotas da Ufal iniciam em outubro
Universidade Federal de Alagoas (Ufal) - Foto: Assessoria

O Conselho Universitário (Consuni) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) aprovou, na última terça-feira (08), após cinco dias de sessões extraordinárias, a Minuta de Resolução do Período Letivo Excepcional (PLE). Com a Resolução definida, a Ufal vai retomar as atividades da graduação de forma remota a partir de outubro.

A proposta da data 8 de outubro para iniciar o PLE será levada para a Câmara Acadêmica, que se reúne nesta sexta-feira (11). Os membros da referida Câmara devem atualizar e definir o Calendário Acadêmico para posterior aprovação do Consuni.

Mesmo com a Ufal funcionando ininterruptamente desde o início da pandemia da covid-19 em suas atividades administrativas, de pesquisa e de extensão, a continuidade do ensino de graduação era motivo de expectativas para a comunidade estudantil.

“Vamos retomar com grande expectativa para poder possibilitar, não somente ao calouro que já deveria ter iniciado suas atividades desde março, mas também para os estudantes que se encontram próximos de se formar. Agora eles vão poder cursar esses componentes curriculares e ter a perspectiva de se inserir no mercado de trabalho”, destacou o pró-reitor Estudantil, Alexandre Lima.

Atividades on-line e ações


Antes de iniciar as aulas online, haverá um período para elaboração de proposta da oferta acadêmica pelos Colegiados dos cursos de graduação e um conjunto de ações formativas para os docentes com o objetivo de alinhar a implementação do PLE.

A previsão é iniciar dia 8 de outubro e concluir o PLE em 23 de dezembro, mas todas as datas, incluindo matrículas e ajustes serão discutidas pela Câmara Acadêmica, na sexta-feira (11). Terão alguns sábados letivos e o calendário regular de 2020 continua suspenso por tempo indeterminado.

Serão utilizados os ambientes virtuais de aprendizagem oficiais da Ufal como o Moodle, o Sigaa e o Google Sala de Aula, e os docentes também farão uso das diversas ferramentas de ensino remoto como Zoom, Google Meet e todas as possibilidades tecnológicas que têm à disposição, como WhatsApp e Instagram.

Auxílio internet

Para ter direito ao auxílio de inclusão digital do MEC, o estudante deve estar matriculado em algum componente curricular oferecido no PLE e ter o perfil de vulnerabilidade socioeconômica, ou seja, renda per capta de até 1,5 salário mínimo.