Ressocialização

Presos passam mal em celas do presídio Cyridião Durval em Maceió

Imagens mostram reeducandos agonizando com falta de ar

Por 7Segundos 14/09/2020 09h09 - Atualizado em 14/09/2020 10h10
Presos passam mal em celas do presídio Cyridião Durval em Maceió
Presídio Cyridião Durval, em Maceió - Foto: 7Segundos/Arquivo

A imagem de cinco reeducandos agonizando com falta de ar no chão da enfermeira do Presídio Masculino Cyridião Durval e Silva, em Maceió, viralizou nas redes sociais nesse domingo (13).

As imagens foram filmadas por um suposto policial penal, que explica que a falta de ar dos reeducandos foi causada pela superlotação no presídio.

Por causa das imagens fortes, o 7Segundos preferiu não repassar o vídeo. Alguns reeducandos aparecem de máscaras, outros não. Nas imagens, é possível observar que alguns deles recebem atendimento ainda no chão.

Ao 7Segundos, a Secretaria da Ressocialização e Inclusão Social (Seris) informou que os reeducandos foram prontamente atendidos por equipe da Gerência de Saúde da Seris e, em seguida, foram transferidos para o hospital de campanha do sistema prisional. Um processo administrativo será aberto para se apurar as circunstâncias do episódio. 


NOTA

A Secretaria da Ressocialização e Inclusão Social (Seris) esclarece que os cinco reeducandos que se encontravam reclusos no Presídio Masculino Cyridião Durval e Silva e apresentaram mal-estar no último sábado (12) foram prontamente atendidos por equipe da Gerência de Saúde da Seris, sendo transferidos, por precaução, ao hospital de campanha do sistema prisional alagoano. Eles já não apresentavam nenhuma queixa no mesmo dia do atendimento. Contudo, todos seguem sob observação e irão passar por uma nova avaliação médica nesta segunda-feira (14). Um processo administrativo será aberto para se apurar as circunstâncias do episódio.