Ressocialização

Após vídeo de reeducandos passando mal, Defensoria cobra explicações

Imagens mostram presidiários agonizando no chão do Cyridião Durval

Por 7Segundos, com assessoria 14/09/2020 11h11 - Atualizado em 14/09/2020 12h12
Após vídeo de reeducandos passando mal, Defensoria cobra explicações
Sede da Defensoria Pública do Estado de Alagoas, em Maceió - Foto: Agência Alagoas

A Defensoria Pública Estadual está cobrando explicações dos responsáveis pela gestão penal no Complexo Penitenciário de Maceió e do Presídio Masculino Cyridião Durval, por causa das imagens que mostram reeducandos agonizando no chão da enfermaria do presídio.

O defensor público e coordenador do Núcleo de Acompanhamento da Execução Penal e Prisões Provisórias da Defensoria Pública, Ricardo Anízio Ferreira de Sá, fez um requerimento aos responsáveis na manhã desta segunda-feira (14).

No vídeo, um suposto policial penal diz que o mal-estar teria sido provocado pela superlotação do presídio.

A Instituição cobra informações sobre as identidades e saúde dos reeducandos, se foi realizado o teste do Covid-19 e sobre a prestação de assistência médica, que é direito fundamental de todas as pessoas privadas de liberdade.

Ao 7Segundos, a Secretaria da Ressocialização e Inclusão Social (Seris) informou que os reeducandos foram prontamente atendidos por equipe da Gerência de Saúde da Seris e, em seguida, foram transferidos para o hospital de campanha do sistema prisional. Um processo administrativo será aberto para se apurar as circunstâncias do episódio.

Confira nota:


NOTA

A Secretaria da Ressocialização e Inclusão Social (Seris) esclarece que os cinco reeducandos que se encontravam reclusos no Presídio Masculino Cyridião Durval e Silva e apresentaram mal-estar no último sábado (12) foram prontamente atendidos por equipe da Gerência de Saúde da Seris, sendo transferidos, por precaução, ao hospital de campanha do sistema prisional alagoano. Eles já não apresentavam nenhuma queixa no mesmo dia do atendimento. Contudo, todos seguem sob observação e irão passar por uma nova avaliação médica nesta segunda-feira (14). Um processo administrativo será aberto para se apurar as circunstâncias do episódio.