Maceió

Anac e Infraero “lavam as mãos” em novo impasse envolvendo aeroporto Zumbi dos Palmares

Local está com horário reduzido e passageiros aguardam voos no estacionamento

Por Marcos Filipe Sousa 14/09/2020 16h04
Anac e Infraero “lavam as mãos” em novo impasse envolvendo aeroporto Zumbi dos Palmares
Aeroporto Zumbi dos Palmares - Foto: Reprodução

Dependendo da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e da Infraero, os passageiros no Aeroporto Zumbi dos Palmares continuarão esperando seus voos acampados no estacionamento.

Neste final de semana se tornou público que empresa espanhola Aena, nova administradora do local, colocou horários de abertura e fechamento. Nas redes sociais, os passageiros postaram fotos e vídeos do aeroporto fechado e pessoas esperando no estacionamento. 

De acordo com os funcionários e lojistas, o local agora funciona em horário reduzido. Passageiros que vem do interior do estado estão ficando cerca de três horas do lado de fora para poder entrar.

Diante da situação, as pessoas não sabiam a quem recorrer para reclamar ou saber se era legal o horário estipulado pela administradora.

Entramos em contato com a assessoria de comunicação da Infraero, que nos informou que não possui mais responsabilidade pelo local e que a ANAC seria o órgão de fiscalização.

Já com a ANAC fomos questionados. “E porque a população está reclamando dos novos horários? ”. Explicamos a situação e a resposta da assessoria é de que a Aena estaria livre para tal atitude, como nova administradora.

A empresa administra o aeroporto Zumbi dos Palmares desde fevereiro deste ano quando ganhou o leilão organizado pelo Governo Federal. 

Procuramos a Aena Brasil que enviou a seguinte nota:

A Aena Brasil esclarece que, em virtude da pandemia do novo coronavírus, desde meados de março o horário de funcionamento do Aeroporto Internacional de Maceió - Zumbi dos Palmares é definido em função dos voos operados pelas companhias aéreas no local. Com isso, é possível evitar a exposição desnecessária dos funcionários da companhia ao risco de contágio pelo covid-19.

Esse tipo de procedimento, inclusive, vem sendo adotado em vários aeroportos do mundo, já que a função dos terminais aéreos é oferecer a infraestrutura necessária para a realização desses voos.

Atualmente o Aeroporto de Maceió funciona todos os dias das 10h30 (cerca de 3 horas antes do primeiro voo) e fecha às 18h. O terminal volta a abrir às 22h para o desembarque de passageiros e permanece em funcionamento até as 6h.

Mesmo assim, caso um passageiro chegue fora desses horários, é possível entrar no terminal para aguardar próximo à área do check-in mediante a apresentação do bilhete aéreo para comprovar a viagem.

A Aena Brasil destaca, ainda, que desde o início da pandemia os horários estão sinalizados nas portas do terminal.

Além disso, a restrição do funcionamento em horários que não há voos visa também garantir a segurança do terminal, dos funcionários e passageiros, já que há equipamentos como caixas eletrônicos dentro do local.

A Aena Brasil também informa que já entrou em contato sobre o assunto com o Governo do Estado de Alagoas e com a Secretaria de Turismo do Estado, que estão cientes do procedimento.