Polícia

Operação integrada prende integrantes de duas organizações criminosas em AL

Ação foi deflagrada nas primeiras horas da manhã desta terça-feira

Por 7Segundos 15/09/2020 08h08 - Atualizado em 15/09/2020 09h09
Operação integrada prende integrantes de duas organizações criminosas em AL
Operação Xeque-Mate é deflagrada em AL - Foto: Ascom SSP/AL

Uma operação integrada entre as polícias civis e militar, deflagrada nas primeiras horas da manhã desta terça-feira (15), buscou desarticular duas organizações criminosas, vinculadas a uma facção criminosa de âmbito nacional, que praticavam tráfico de drogas e outros delitos em Maceió e em Maribondo.

As investigações tiveram início em abril deste ano, fruto de um trabalho integrado entre o delegado Gustavo Henrique, diretor da Divisão Especial de Investigações e Capturas (Deic) e o Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope). Houve ainda colaboração dos 1° e 10° batalhões. Durante os trabalhos investigativos, ficou constatada a existência de duas organizações criminosas, que praticavam suas ações delituosas na cidade de Maribondo e em Maceió, especialmente nos bairros do Centro, Levada, Jacintinho e Vergel do Lago.

Ao todo, foram expedidos  67 mandados, sendo 37 de prisão e 30 de busca e apreensão expedidos pela 17ª Vara Criminal da Capital. Todos os presos foram levados para a sede da Divisão Especial de Investigação e Capturas (Deic), no bairro da Santa Amélia, em Maceió, para a confecção dos procedimentos legais cabíveis.

Durante a operação foi apreendida uma quantidade de drogas, que ainda será pesada.

Participaram do cumprimento dos mandados equipes do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran), 1º, 8° e 10° Batalhões da Polícia Militar. Pela Polícia Civil, participaram equipes do Tático Integrado de Grupo de Resgates Especiais (Tigre), Seção de Capturas, Núcleo de Inteligência da Deic e Asfixia. Houve apoio do Grupamento Aéreo.