Educação

Educação confirma que retorno das aulas em AL ainda é indefinido

Escolas devem retornar apenas na fase verde

Por Marcos Filipe Sousa 15/09/2020 16h04 - Atualizado em 15/09/2020 16h04
Educação confirma que retorno das aulas em AL ainda é indefinido
Sala de aula na rede pública de ensino em Maceió - Foto: Secom Maceió

O retorno das aulas já está ocorrendo em algumas partes do país, mas em sua maioria continuam suspensas. A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) informou que o protocolo para Alagoas ainda está sendo discutido.

Isso porque, está sendo feito um levantamento das redes privada, municipais e estadual sobre a estrutura das escolas para receber os alunos. O trabalho está sendo realizado em conjunto com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau).

A volta às aulas é um dos temas mais polêmicos nos estados, com governos apontando neste caminho e outros atores, como sindicatos de trabalhadores e Ministério Público, apresentando questionamentos. Em meio a este embate, parte das unidades da Federação retrocederam em decisões ou ainda analisam o tema.

O Distrito Federal é um dos casos em que o retorno foi anunciado, mas depois houve recuo. 

Em Santa Catarina, a Secretaria de Educação manteve a suspensão do calendário pelo menos até outubro. No Rio Grande do Sul, o processo também se encontra em debate.

O Rio Grande do Norte estabeleceu o retorno das escolas públicas e privadas em setembro. A exceção é Amazonas, onde as aulas retomaram em agosto.

No Rio de Janeiro, a Justiça do Trabalho cassou a decisão liminar que suspendia o retorno às aulas presenciais nas escolas particulares do Rio de Janeiro. Com isso, o retorno às atividades escolares do ensino fundamental e médio poderá ocorreu a partir desta segunda-feira (14). 

O retorno das aulas presenciais na rede municipal de educação iniciou também esta semana em Belém. Das 203 escolas apenas 48 voltam nessa etapa, que são as escolas que oferecem o 8º e 9º anos do Ensino Fundamental.