Viral

Desafio do Benadryl, no Tik Tok, é perigoso e já causou morte

Jovens postam suas reações ao "Desafio do Benadryl" na rede social Tik Tok

Por Uol Noticias 15/09/2020 16h04
Desafio do Benadryl, no Tik Tok, é perigoso e já causou morte
Jovens postam suas reações ao "Desafio do Benadryl" na rede social Tik Tok - Foto: Reprodução/Redes Sociais

Na rede social Tik Tok, um desafio chamado de "Benadryl Challenge" (desafio do Benadryl, em português) tem impelido jovens, sobretudo nos Estados Unidos, a tomar altas doses do anti-histamínico e filmar os efeitos causados pela superdosagem, tais como alucinações.

A "brincadeira" é perigosa e, além de ter causado a necessidade de atendimento médico para alguns, já matou um adolescente, de acordo com o News4, canal de Oklahoma City, nos Estados Unidos. Segundo a reportagem, uma menina de 15 anos sofreu uma overdose e morreu.

Quais os riscos da superdosagem?

Se administrado em excesso, o remédio, comumente usado como antialérgico, proporciona efeitos como sonolência, alucinações e oferece riscos como a redução da pressão arterial e o aumento da frequência cardíaca.

"Dependendo da dose, há o risco de parada respiratória e óbito mesmo poucas horas após o uso", alerta Rafaela Roberto Batista, médica fisiatra e coordenadora do pronto-atendimento da Santa Casa de São José dos Campos (SP).

Alguns dos jovens nos vídeos relatam o uso de 10 a 14 comprimidos —doses que chegam a ser maiores que o recomendado para adultos durante o período de 24 horas. "Quando estressamos o corpo dessa maneira, mesmo que não ocorra a morte, as consequências para o futuro podem ser graves, já que causamos liberação de substâncias tóxicas para o organismo que podem causar lesões celulares de maneira irreversível", aponta a médica Gabriela Iervolino Oliveira, especialista em clínica médica pela Unifesp (Universidade Federal de São Paulo).

Adolescente conta ter tomado altas doses do antialérgico para ficar dopada e mostra que precisou ser internada. No vídeo, ela pede a outros jovens para não fazerem o mesmo.

Quais os efeitos de uma overdose de Benadryl?


Alteração de comportamento, pelo efeito sedativo e alucinógeno causado pela superdosagem;
Marcha descoordenada ao caminhar;
Calor corporal excessivo e pele avermelhada, em processo de superaquecimento;
Alteração nas pupilas e relato de visão turva;
Incapacidade de se concentrar no ambiente;
Delírio, incluindo sentimentos de hiperconsciência ou ansiedade prolongada.
"Vale lembrar que o melhor é deixar os remédios sempre fora do alcance de crianças, mantendo-os em lugar seguro em casa", aconselha Batista.