Educação

Covid-19: Aulas da rede estadual seguem de forma remota em escolas de Alagoas

Seduc informou que está discutindo o plano de retomada presencial com a comunidade escolar

Por 7Segundos, com Agência Brasil 21/09/2020 08h08 - Atualizado em 21/09/2020 08h08
Covid-19: Aulas da rede estadual seguem de forma remota em escolas de Alagoas
Aulas presenciais continuam sem previsão de retorno em Alagoas - Foto: Marco Antônio/ Secom Maceió

Com um indício de queda nas curvas de mortes e casos pelo novo coronavírus (Covid-19), um dos principais temas nos processos de reabertura econômica e flexibilização do isolamento nos estados tem sido a situação das aulas nas redes de ensino. Até o momento, a maioria dos estados segue sem aulas presenciais.

Após um recesso escolar, as escolas da rede estadual de ensino retornam nesta segunda-feira (21) às atividades remotas na rede estadual de Alagoas. Segundo a Secretaria de Estado da Educação de Alagoas (Seduc), das 310 unidades, 99% estão executando efetivamente o Regime Especial de Atividades Escolares Não-Presenciais e 1% estão fazendo de forma parcial.

O protocolo de retomada da Rede Estadual de Ensino já foi elaborado, mas ainda não há prazo para o retorno das aulas presenciais. Em nota à Agência Brasil, a Seduc informou que está discutindo o plano com a comunidade escolar, a sociedade civil e os órgãos de saúde e fiscalização, além de criar comissões para “identificar a realidade local, as possibilidades e as melhores soluções para o retorno seguro das atividades educacionais”.

De acordo com o Plano de Distanciamento Social Controlado do estado, o retorno das aulas presenciais nas redes pública e privada não tem data definida e só ocorrerá na última etapa, quando todo o estado estiver na Fase Verde. De acordo com a classificação divulgada no dia 10, a capital alagoana está na Fase Azul, penúltima etapa do plano, e todo o interior permanece na Fase Amarela. Não houve mudança em relação à classificação anterior, do dia 24 de agosto.

Na Fase Amarela, são permitidas as atividades religiosas com 60% da capacidade e ficam liberadas as lojas de rua com mais de 400 metros quadrados, os shoppings centers, galerias e centros comerciais. Os bares e restaurantes podem atender com 50% da capacidade, mesmo limite das academias e do transporte intermunicipal, receptivo e turístico.

Na Fase Azul, é permitido abrir bares, restaurantes e instituições religiosas, com 75% da capacidade de lotação. Os clubes podem reabrir com 50% da capacidade de público. Permanece proibido no estado o trabalho presencial no serviço público e as atividades de cinemas, teatro, museu e eventos sociais, atividades que só serão liberadas na Fase Verde.