Alagoas

Servidores dos Correios em Alagoas retornam ao trabalho nesta terça-feira (22)

Decisão foi confirmada após assembleia realizada na noite desta segunda (21)

Por Marcos Filipe Sousa 21/09/2020 18h06
Servidores dos Correios em Alagoas retornam ao trabalho nesta terça-feira (22)
Agência do Correios - Foto: Reprodução/Internet

Após a aprovação do Tribunal Superior do Trabalho (TST) nesta segunda-feira (21) um reajuste de 2,6% para os funcionários dos Correios. Os trabalhadores em Alagoas devem retomar as atividades a partir desta terça-feira (22).

A informação foi confirmada pelo presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Empresa Brasileira de Correios Telégrafos e Similares (Sintect-AL), Alysson de Oliveira ao 7segundos. 

Os trabalhadores no Estado realizaram uma assembleia assim que souberam de decisão em Brasília.

A maioria do tribunal decidiu que a greve, iniciada no dia 17 de agosto, não foi abusiva. Com isso, metade dos dias de greve será descontada do salário dos empregados. A outra metade deverá ser compensada.

Relatora do processo no TST, a ministra Kátia Arruda votou contra a declaração da greve como abusiva – o que levaria ao desconto integral das horas não trabalhadas.

Kátia Arruda contestou os argumentos dos Correios sobre problemas financeiros, e apontou que a estatal registrou lucro no primeiro semestre. Segundo a ministra, a empresa também tem lucrado com a pandemia da Covid-19, que resultou em aumento na demanda por entregas.

A ministra disse ainda que os Correios demonstraram “absoluta resistência” durante as negociações do atual acordo coletivo.