Política

Jó Pereira cita importância do Conisul ao ressaltar resultados do Ideb na região Sul de AL

Deputada também defendeu a crianção de novos consórcios

Por Assessoria 22/09/2020 11h11 - Atualizado em 22/09/2020 11h11
Jó Pereira cita importância do Conisul ao ressaltar resultados do Ideb na região Sul de AL
Jó Pereira cita importância do Conisul ao ressaltar resultados do Ideb na região Sul de AL - Foto: Assessoria

Durante a votação do requerimento para criação da Frente Parlamentar em Defesa dos Consórcios Públicos, aprovado na sessão desta terça-feira (22), na Assembleia Legislativa, a deputada Jó Pereira, que irá integrar o novo colegiado, defendeu a importância da formação de novos consórcios e do fortalecimento daqueles existentes para que municípios e estado consigam avançar na implantação de determinadas políticas públicas.

Jó destacou ainda a contribuição do Conisul (Consórcio Intermunicipal do Sul do Estado de Alagoas) para que municípios da região atingissem o melhor desempenho na avaliação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), divulgado no começo deste mês pelo Ministério da Educação (MEC). Alguns dos municípios integrantes do Consórcio (Coruripe, Jequiá da Praia, Teotônio Vilela, Roteiro, Campo Alegre, Junqueiro e Feliz Deserto) obtiveram as melhores notas no Ideb em todo o estado.

“Alagoas registrou, ao lado do Ceará, um dos maiores avanços no Ideb do país, ultrapassando a meta nos anos iniciais e finais na avaliação. Deva-se a isso ao esforço dos municípios, a colaboração do estado, por meio de programas como o Escola 10, que ajudou principalmente aos municípios que não conseguiam avançar, ao esforço de todos os profissionais da educação, e gestores que enxergam a importância da aprendizagem, e a contribuição efetiva do Conisul”, afirmou a parlamentar.

Ela pontuou também que, por meio do Conisul, projetos educacionais financiados pela Fundação Itaú Social contribuem de maneira decisiva para que cidades da região Sul, que já se destacavam na avaliação do Ideb, fortalecessem e desenvolvessem ainda mais a educação básica.

Lembrando que o hoje é o Dia da Juventude Brasileira, Jó Pereira concluiu sua fala citando uma frase que ouviu ontem da vice-reitora da Ufal, Eliane Cavalcanti, durante uma reunião ocorrida no Campus Maceió, para dialogar sobre a expansão do ensino superior na região Sul de Alagoas: “Só é visionário o gestor que considera que a educação é a única política pública verdadeiramente transformadora e de combate as desigualdades sociais”.

O requerimento para criação da Frente Parlamentar é de autoria do deputado Davi Maia e subscrito por outros deputados, como Marcelo Beltrão e Jó Pereira.