Meio ambiente

Chegada da primavera traz mudanças no regime de chuvas em AL

Ainda teremos chuvas rápidas durante a madrugada

Por Marcos Filipe Sousa 22/09/2020 16h04
Chegada da primavera traz mudanças no regime de chuvas em AL
Meteorologista da Semarh, Vinícius Pinho. - Foto: Assessoria

A Primavera é uma estação de poucas chuvas e nesse ano não deve ser diferente nos informou o meteorologista, Vinicius Pinho, da Secretaria do Estado do Meio Ambiente e Recursos hídricos de Alagoas (Semarh-AL). 

“Nos primeiros dias de primavera, ainda teremos aquelas chuvinha rápida na madrugada e início da manhã por estarmos em uma fase de transição do período chuvoso para o período seco. Mas não dá para esperar grandes volumes de chuva”, disse.

Ele explicou que a medida que os dias forem passando, as temperaturas devem aos poucos aumentarem. “Os dias começam a ficar mais longos e com maior incidência de radiação solar, ficando mais quentes. Além disso, é um período de ventos mais fortes, que são os ventos nordeste”.

Esses ventos, são ventos secos e quentes, que acabam por inibir a formação de nebulosidade e diminuem também a umidade relativa do ar. “Nesses próximos dias, teremos um pouquinho de chuva leve principalmente no litoral e na zona da Mata. Essa chuva deve se concentrar nas madrugadas de quarta para a quinta e de quinta para a sexta. Mas é chuva leve e de curta duração”.

Vinicius disse que o tempo volta a ficar seco e quente após esse período.