Política

Candidatos deixam para última hora registro de candidaturas no TSE

Congestionamento no sistema pode atrasar registros

Por 7Segundos 22/09/2020 17h05
Candidatos deixam para última hora registro de candidaturas no TSE
Urna eletrônica - Foto: Reprodução/ TSE

Apenas 182 pedidos de candidaturas foram registrados até esta terça-feira (22), no DivulgaCandContas, sistema disponibilizado pela Justiça Eleitoral que permite ao eleitor consultar uma série de informações sobre os candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereador nas Eleições Municipais de 2020.

O prazo para registro de candidaturas se encerra no próximo sábado (26) e a expectativa é que muitos partidos deixem para realizar o procedimento junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para a última hora.

Nas eleições municipais de 2016, Maceió teve 228 candidaturas registradas. A expectativa para o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) é que a Capital tenha o dobro de candidatos em comparação ao último pleito municipal.

Já em Arapiraca, foram contabilizados até agora 117 registros junto ao TSE. No pleito municipal anterior, 216 candidaturas foram efetivadas.

O cidadão pode ter acesso ao sistema, que contém informações como as propostas dos candidatos, situação do registro de candidatura, declaração de bens, certidões criminais, limites de gastos para os cargos, entre outras referências.

Há, porém, uma preocupação para os técnicos da Justiça Eleitoral e que pode prejudicar os candidatos retardatários. Existe um risco muito grande de o sistema congestionar, caso haja acesso em massa de todos os milhares de candidaturas pelo Brasil afora.

De acordo com projeções feitas pelo TSE, o país deverá ter nesse pleito em torno de 750.000 candidatos, entre prefeitos, vice-prefeitos e vereadores.