Brasil

Oito mil perícias médicas agendadas não foram realizadas, diz governo

Segundo secretário de Previdência do Ministério da Economia, INSS irá ligar para segurado que não conseguiu ser atendido para remarcar perícia

Por G1 23/09/2020 10h10 - Atualizado em 23/09/2020 11h11
Oito mil perícias médicas agendadas não foram realizadas, diz governo
Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) - Foto: © Marcello Casal JrAgência Brasil

Cerca de 8 mil perícias médicas que estavam agendadas desde o início da reabertura das agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) não foram realizadas, segundo informou nesta quarta-feira (23) o secretário de Previdência do Ministério da Economia, Narlon Gutierre Nogueira.

Em entrevista à rádio CBN, o secretário informou ainda que ao INSS ligará para os segurados que não conseguiram ser atendidos para reagendar a perícia médica.

"Temos cerca de 8 mil segurados, que serão contatados, que não foram atendidos, estavam agendados e não foram atendidos entre os dias 14 e 21. Eles serão contatados pela Central 135 para que seja feito esse reagendamento", afirmou.
"Hoje estamos iniciando um trabalho que chamamos de contato ativo. A própria Central 135 vai entrar em contato com pessoas que não conseguiram esse atendimento para que haja a remarcação", explicou.

As perícias são necessárias para permitir que trabalhadores recebam auxílio, retornem ao trabalho ou consigam a aposentadoria.

Segurados terão reagendamento automático

O INSS esclareceu também nesta quarta que fará reagendamentos automáticos dos atendimentos não realizados e que avisará ao segurado através de ligações.

"O INSS ligará para todos os segurados que possuam o cadastro correto até sexta-feira, informando sobre o novo reagendamento", informou.

"O segurado que não receber a ligação até a próxima sexta é porque não tinha o cadastro com o telefone válido, sendo assim, esses devem remarcar o horário ligando para o 135 e, a partir da semana que vem, também disponível pelo Meu INSS", acrescentou.
Na véspera, o INSS publicou portaria que permite a remarcação de perícia médica através do telefone 135 "nos casos de não comparecimento do usuário na data agendada ou em que não foi possível a realização do atendimento" na data previamente agendada.

190 agências liberadas

De acordo com Nogueira, o INSS, mais 42 agências estarão com agendamento de perícias aberto a partir desta quarta-feira (23), o que elevará para 190 o total de agências liberadas e aptas para o atendimento.

Nesta terça-feira (22), 351 peritos médicos federais compareceram aos seus postos de trabalho nas agências do INSS, o que representa 72% de toda categoria. Até às 16h, tinham sido realizadas 3.059 perícias presenciais.

Na última semana, o INSS publicou uma convocação para que os médicos voltassem ao trabalho nas agências consideradas adequadas, sob pena de desconto na remuneração. Eram esperados 486 peritos já na segunda-feira, mas apenas 149 se apresentaram.

Segundo o secretário, outros 160 peritos devem retornar ao atendimento nesta quarta.

"Este é um número ainda aquém da nossa expectativa, mas acreditamos que ao longo dos próximos dias vamos caminhar para a normalização", avaliou.

Ao todo, o INSS tem 3,5 mil peritos, mas nem todas as agências estão liberadas para o retorno desses profissionais – e parte deve seguir em trabalho remoto. O país tem cerca de 1,5 milhão de processos na fila do INSS, incluindo 790.390 que aguardam perícia médica.

Nogueira reforçou a posição do governo de descontar os salários de médicos peritos que não retornarem ao trabalho sem motivo justificado. "Se ele simplesmente não apareceu, a primeira medida seria não receber aquele dia de trabalho, m prejuízo de outras medidas administrativas a serem tomadas", afirmou.

Restrição de serviços

As agências do INSS começaram a reabrir na semana passada após quase 5 meses fechadas em razão da pandemia de coronavírus. Nesta primeira etapa, as agências atenderão apenas segurados agendados para evitar aglomerações.

O agendamento deve ser feito pelo Meu INSS ou pelo telefone 135.

Nesta primeira etapa de reabertura, segundo o INSS, estarão disponíveis para atendimento presencial os serviços de perícia médica, avaliação social, cumprimento de exigência justificação administrativa ou judicial e reabilitação profissional.

Solicitações de aposentadoria, pensão, salário maternidade, continuarão sendo feitos remotamente.