Covid -19

Em agosto, taxa de alagoanos que cumpriram isolamento mais rígido cai 8,2%

Segundo o IBGE, 979 mil alagoanos não adotaram qualquer medida de restrição

Por 7Segundos 23/09/2020 12h12
Em agosto, taxa de alagoanos que cumpriram isolamento mais rígido cai 8,2%
Isolamento social cai em Alagoas - Foto: Agência Alagoas

Os resultados da Pnad Covid-19, divulgada nesta quarta-feira (23) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), revelam que 70,4% (2,35 milhões) da população de Alagoas disse ter adotado medidas mais restritivas de isolamento social no mês de agosto, como ter permanecido isolada ou ter saído de casa apenas por necessidade. No mês de julho, a taxa era de 78,6% (2,63 milhões de pessoas).

Consequentemente, houve aumento no contingente de pessoas que flexibilizou os contatos. Em agosto, 29,2% (979 mil pessoas) afirmaram não ter feito nenhuma restrição ou ter reduzido contato mas, ao mesmo tempo, continuado saindo de casa e/ou recebendo visitas. Essa taxa no mês de julho era de 20,9% (699 mil).

A comparação para esses indicadores só pode ser feita entre os meses de julho e agosto, visto que seis novos temas relativos à pandemia foram introduzidos no questionário a partir de julho, entre os quais está o indicador relacionado às medidas de restrição de contato adotadas.

Pnad Covid-19

Realizadas todos os meses desde maio, a Pnad Covid é uma pesquisa amostral realizada em parceria com o Ministério da Saúde. Em Alagoas, a amostra contempla mais de 5 mil domicílios em 88 municípios.