Geral

[Vídeo] Trabalhadores fazem ato contra jornada 12x36h no Hospital do Coração

Ato reúne auxiliares e técnicos em enfermagem na porta da unidade hospitalar

Por 7Segundos 24/09/2020 10h10 - Atualizado em 24/09/2020 11h11
[Vídeo] Trabalhadores fazem ato contra jornada 12x36h no Hospital do Coração
Ato de auxiliares e técnicos de enfermagem no Hospital do Coração - Foto: Cortesia Sateal

Auxiliares e técnicos em enfermagem das unidades privadas e filantrópicas de Maceió realizam, na manhã desta quinta-feira (24), um ato na porta do Hospital do Coração, no bairro da Gruta de Lourdes, em Maceió, contra a implantação da jornada 12x36h sem a folga semanal.

De acordo com o  Sindicato dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem no Estado de Alagoas (Sateal), o hospital faz parte do grupo de unidades de saúde que estão exigindo auxiliares e técnicos em enfermagem a aderir a jornada sem o apoio sindical e anular o direito recomendado pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST).

Outros atos devem acontecer conforme evolução das negociações propostas pelo Sateal, que apresentou ofício as empresas repudiando a jornada e propondo um acordo sobre a carga horária. Também está prevista a realização de manifestação na porta do Conselho Regional de Enfermagem (Coren/AL).

Empresas recorrem da decisão da Justiça


Embora o TST tenha decidido que a implantação da jornada de 12x36h só seria válida para novos contratos, as empresas de saúde representadas pelo Sindicato dos Hospitais, recorreu da decisão. A reforma trabalhista prevê a mudança, mas a Lei diz que ela só pode ser aplicada através de acordo firmado com a participação do Sindicato.

“Apesar da Lei prevê, as empresas seguem coagindo os profissionais a assinar a concordância com a aplicação da jornada, gesto ilegal e imoral, pois submeter o trabalhador a tal medida é um risco para a saúde do profissional e dos pacientes por ele atendidos. A responsabilidade desse absurdo é da empresa, que trata o auxiliar e o técnico em enfermagem de maneira humilhante, quando os expõe a condições tão degradantes e ainda querer exigir uma sobrecarga danosa a saúde de maneira geral”, denuncia o presidente do Sateal, Mário Jorge.

O 7Segundos contatou a assessoria de comunicação do Hospital do Coração que informou que, no momento, a unidade hospitalar não vai se pronunciar sobre o assunto.

Vídeo: