Saúde

Secretarias de Saúde em AL ainda não foram notificadas sobre “Dia D da Cloroquina”

Mobilização está sendo planejada pelo Ministério da Saúde para o dia 3 de outubro

Por Marcos Filipe Sousa 26/09/2020 07h07
Secretarias de Saúde em AL ainda não foram notificadas sobre “Dia D da Cloroquina”
Cloroquina - Foto: Reuters

O Ministério da Saúde vai realizar um "Dia D" de enfrentamento à covid-19 em 3 de outubro, abrindo Unidades Básicas de Saúde (UBS) para passar orientações sobre o "tratamento precoce" e medicar pacientes. O problema é que faltando uma semana, as secretarias de saúde em Alagoas não foram sequer notificadas.

Entramos em contato com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) que nos informou que ainda não recebeu informações sobre assunto. A mesma resposta foi dada pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau).

O Governo Federal planeja uma série de ações, entre elas levantar estoques e turbinar a distribuição de medicamentos do chamado kit covid-19 no País, que reúne cloroquina, hidroxicloroquina, azitromicina e ivermectina. Não há eficácia científica comprovada sobre o uso dessas drogas contra a doença.

O Ministério espera que o presidente Jair Bolsonaro trate do tema durante sua live semanal nas redes sociais, no próximo dia 1º. Na sexta-feira, dia 2, véspera do "Dia D", o presidente ainda faria um pronunciamento em cadeia nacional de rádio e TV para divulgar o evento.

O Ministério ainda pretende colocar cartazes sobre a campanha em unidades de saúde, além de locais de alta circulação, como aeroportos, shoppings, academias e restaurantes.