Viral

[Vídeo] Político espanhol usa máscara para simular discurso em inglês

Carlos Galiana, vereador de Valência, utilizou a voz de outra pessoa falando em inglês como se fosse a sua, num evento da Comissão Europeia

Por Notícias ao Minuto 28/09/2020 10h10
[Vídeo] Político espanhol usa máscara para simular discurso em inglês
Político espanhol usa máscara para simular discurso em inglês - Foto: Reprodução

Carlos Galiana não sabe falar em inglês. E qual a solução que ele inventou? Uma máscara e um 'playback'. Esta foi a ideia do vereador do município de Valência, quando obrigado a fazer um discurso perante a Comissão Europeia, uma vez que o presidente da câmara não estava disponível.
No vídeo, que pode ver acima, quando o político valenciano começa a falar, exibindo uma máscara de proteção, ouve-se uma voz com um sotaque inglês irrepreensível, possivelmente de um nativo da terras de Sua Majestade. Não é o caso de Galiana. Mas enquanto esta 'voz' fazia o curto discurso, o político fazia os gestos a acompanhar, numa sintonia quase perfeita.

O truque, ainda que muito bem pensado (e mesmo sendo Galiana também ator de profissão), acabou por ser descoberto, uma vez que não é a voz do vereador. Questionada pelo jornal online El Espanhol, a autarquia indicou que as regras do evento na Comissão Europeia não permitiam a presença de um intérprete e que esta foi a solução encontrada.

Depois de se tornar num motivo de piada - com dezenas de vídeos nas redes sociais, onde os utilizadores colocam variados sons por cima do discurso, dando asas à imaginação -, Carlos Galiana já veio a público pedir desculpa, admitindo que a sua conduta "não foi a mais adequada".