Saúde

Criança ganha festa de aniversário surpresa no Hospital da Mulher

O pequeno Gabriel foi vítima da Síndrome Inflamatória Multissistêmica Pediátrica

Por 7Segundos, com assessoria 28/09/2020 10h10 - Atualizado em 28/09/2020 11h11
Criança ganha festa de aniversário surpresa no Hospital da Mulher
Gabriel está internado na UTI Pediátrica do Hospital da Mulher - Foto: Marcel Vital

Decoração com bexigas, chapeuzinhos, bolo colorido e vela de aniversário. Completar mais um ano de vida é motivo para muita alegria e gratidão, não só para o aniversariante, mas, também, para todos que amam essa pessoa. Foi o caso do pequeno Arthur Gabriel Messias, que completou dois anos na última sexta-feira (25), ao lado dos pais e da equipe multiprofissional da UTI Pediátrica do Hospital da Mulher Dr.ª Nise da Silveira (HM), localizado no bairro Poço, em Maceió.

Os preparativos da surpresa foram pensados com carinho pelos profissionais da unidade, seguindo todos os critérios de prevenção ao novo coronavírus. Quando o aniversariante chegou, todos bateram palmas e cantaram parabéns, em gestos efusivos. “Gostei da surpresa que fizeram pro meu filho. Não esperava. Agradeço a toda equipe que preparou”, disse Maria Neuza da Silva, de 24 anos, mãe do Arthur.

O tema da festa foi o fenômeno “Galinha Pintadinha”, que nasceu na internet brasileira, se tornando ao longo dos anos uma das marcas infantis mais queridas e fortes no mundo. “Em parceria com os setores de psicologia e da equipe da UTI Pediátrica, o serviço social entrou em contato com a família para saber qual personagem que o Arthur mais gostava. Foi então que o pai me falou, numa conversa por telefone, que o desenho que o seu filho mais curtia na tevê era a ‘Galinha Pintadinha’. Fiz o bolo com o maior prazer e satisfação. É gratificante ver a emoção da família e a interação dos profissionais da UTI Pediátrica junto com as outras equipes do HM. A diferença do nosso hospital é essa: a humanização”, contou Rossany Ferro, que atua como assistente social na unidade hospitalar.

Gabriel Messias, o pai da criança, também fez questão de agradecer a atenção e o cuidado que os profissionais tem tido com o seu filho ao longo desse tempo. “Ele só está aqui hoje pela graça de Deus e pelo trabalho dessa equipe, pois meu pequeno chegou com a saúde muito debilitada”, elogiou. Na ocasião, os profissionais do HM presentearam Arthur com um carrinho e uma bola, além de outros mimos, extraindo o sorriso inocente e puro da criança.

Antes de ser transferido para o HM, Arthur deu entrada no Hospital Regional de Arapiraca, com a piora do quadro dispneico (dificuldade de respirar caracterizada por respiração rápida e curta), onde precisou ser entubado rapidamente. A família mora em Feira Grande, distante 141 km da capital.

De acordo com a pediatra Maria Célia dos Santos, ao chegar à UTI Pediátrica do HM, a equipe multidisciplinar detectou, através de exames, alterações no coração e na pressão arterial do pequeno Arthur, sintomas estes relacionados à Síndrome Inflamatória Multissistêmica Pediátrica, mais conhecida pela sigla diminuta SIM-P.

“Ele está internado há 10 dias aqui. Inclusive, o resultado do exame dele apresentou sorologia positiva para o novo coronavírus. A evolução do Arthur foi muito boa após quatro dias de entubação. Aos poucos, a equipe foi reduzindo a quantidade de drogas vasoativas, antibióticos e imunoglobulina. Hoje, o quadro de saúde dele é estável, cujo tratamento está acontecendo apenas como o uso dos antibióticos. Estamos muitos felizes em vê-lo bem”, explicou Maria Célia.