Meio ambiente

Braskem é autuada por crime ambiental em Marechal Deodoro

Licença ambiental da unidade está fora da validade

Por 7Segundos com IMA 28/09/2020 16h04 - Atualizado em 28/09/2020 19h07
Braskem é autuada por crime ambiental em Marechal Deodoro
Resíduos estavam sendo descartados irregularmente - Foto: Assessoria

A empresa Braskem foi autuada por crime ambiental pelo Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA) durante fiscalização na unidade de Marechal Deodoro nesta segunda-feira (28)

A equipe de fiscalização constatou o vencimento da licença ambiental, a irregularidade da destinação de resíduos sólidos e também a não manifestação de transportes que sejam próprios para resíduos perigosos.

De maneira imediata, foi realizado o auto de infração e proibida a destinação dos resíduos sólidos na unidade que a empresa possui. A unidade recebeu multa de aproximadamente R$ 200 mil.

Uma intimação foi feita para que se destinem esses resíduos em locais ambientalmente licenciados.

A Braskem informou em nota que opera a unidade de PVC em Marechal Deodoro sob licença ambiental válida e em vigor. 

Confira a nota completa na íntegra: 

A Braskem opera a unidade de PVC em Marechal Deodoro sob licença ambiental válida e em vigor. O pedido de renovação da licença ambiental foi realizado ao IMA no prazo, conforme estabelecido pela legislação. O processo encontra-se em andamento, sob análise do órgão ambiental, não havendo fundamento para questionamentos ou autuação. 

O mesmo se aplica à destinação e ao transporte de resíduos, que são semestralmente informados ao IMA e tratados por empresa devidamente licenciada, que emite certificados de destinação final ambientalmente adequada.

A Braskem reitera que tem um sistema de gestão de saúde, segurança e meio ambiente e que adota as melhores práticas das indústrias químicas e petroquímicas, com auditorias periódicas por entidades certificadoras na ISO 9001 e 14001.