Geral

Golpistas usam cadastro no Pix para roubar dados de consumidores

Antes de começar a operar, o sistema já vem sendo usado por golpistas contra os consumidores

Por Com a Palavra 28/09/2020 17h05 - Atualizado em 28/09/2020 18h06
Golpistas usam cadastro no Pix para roubar dados de consumidores
O cadastro deve ser feito somente através do site ou aplicativo da instituição financeira. - Foto: Reprodução/Redes Sociais

Clientes devem ficar atentos, o cadastro deve ser feito no sistema diretamente pelo site ou aplicativo da instituição financeira, em ambiente logado.

O sistema Pix, criado pelo Banco central, está previsto para começar operar em novembro. A proposta do sistema é permitir transações quase instantâneas.

Antes de começar a operar, o sistema já vem sendo usado por golpistas contra os consumidores.

As instituições financeiras já estão se preparando, convidando todos os seus clientes para cadastrarem suas “chaves” no sistema, que são dados que ajudarão na identificação para transações, que podem ser: CPF, E-mail, número de celular ou outra informação.

Criminosos estão se aproveitando desse momento de cadastramento para roubar informações sigilosas e senhas através de sites falsos, e desta forma estão enganando os consumidores.

São mensagens com links para um suposto pré-cadastro no Pix, redirecionando o cliente para um site falso. O cadastro deve ser feito somente através do site ou aplicativo da instituição financeira.