Alagoas

Povos indígenas em AL sofrem ameaças e são expulsos de terras

Quatro casos de invasões foram registrados ano passado no Estado

Por Marcos Filipe Sousa 30/09/2020 15h03
Povos indígenas em AL sofrem ameaças e são expulsos de terras
Quatro casos de invasões foram registrados ano passado no Estado - Foto: Assessoria

O Relatório Violência Contra os Povos Indígenas do Brasil – dados de 2019, publicado anualmente pelo Conselho Indigenista Missionário (Cimi) aponta que os povos indígenas em Alagoas estão tendo suas terras invadidas e recebendo ameaças.

Um dos motivos para isso é a não regularização das terras, como aponta o relatório. Dois processos foram devolvidos pelo Ministério da Justiça à Funai, das tribos Wassú-Cocal e Xukuru-Kariri. 

Das 35 ameaças registradas no país em 2019, uma ocorreu em Alagoas. Um grupo de 50 indígenas da tribo Kariri-Xokó foi ameaçado por jagunços de um fazendeiro local, em uma área retomada. Eles portavam armas de grosso calibre, deram tiros para o alto, agrediram as pessoas com pontapés e pauladas, inclusive mulheres e crianças.

Na mesma tribo, um indígena estava caminhando para a sua casa em um ramal nos limites da terra indígena, quando foi abordado por dois homens da vizinhança que o empurraram, jogando-o no chão. Com palavrões e xingamentos discriminatórios, chutaram-no e mandaram que ele se levantasse do chão.

Como não conseguia se levantar, os homens passaram a espancá-lo com pedaços de pau, deixando-o desacordado. Horas depois, ele foi socorrido por um parente que passava no local. Ele teve o braço fraturado, além de muitos hematomas e escoriações por todo o corpo. 

Quatro casos de invasões foram registrados ano passado no Estado.