Política

Deputado federal alagoano recorre ao STF para cancelar privatização da Casal

Paulão revelou que levou não poderia ficar do lado contrário ao dos trabalhadores alagoanos

Por 7Segundos 30/09/2020 17h05 - Atualizado em 30/09/2020 17h05
Deputado federal alagoano recorre ao STF para cancelar privatização da Casal
Deputado federal Paulão, PT - Foto: Agência Câmara

Único representante da esquerda na bancada alagoana no Congresso Nacional, o deputado federal Paulão mobilizou a Executiva Nacional do Partido dos Trabalhadores (PT) para tentar cancelar o leilão da Companhia de Saneamento e Abastecimento de Alagoas (Casal), no Supremo Tribunal Federal (STF).

Através da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 80494/2020 protocolada na Suprema Corte, a legenda alegou que a privatização da água é uma afronta aos direitos dos cidadãos, em especial, aqueles que vivem em estado de vulnerabilidade social.

Paulão revelou que levou não poderia ficar do lado contrário ao dos trabalhadores alagoanos. “Fui procurado pela direção do Sindicato dos Urbanitários, que me fez um apelo neste sentido. Tenho compromissos com os trabalhadores e, portanto, não poderia virar as costas ao funcionários da Casal, nem a direção do Sindicato”, explicou.

O parlamentar disse que a direção nacional do seu partido espera que o STF reverta o caso suspendendo a privatização da empresa, que pode prejudicar servidores e comprometer o acesso de famílias carentes ao abastecimento de água e saneamento.

A empresa BRK Ambiental adquiriu, por 35 anos, a concessão dos serviços de água e saneamento básico da Região Metropolitana de Maceió até então geridos pela Casal. O leilão foi realizado na Bolsa de Valores (B3) na manhã desta quarta-feira (30), em São Paulo.