Meio ambiente

Empresa ligada à Braskem é novamente autuada por descarte ilegal de detritos

Aliança Usina de Entulho descumpriu determinação e foi autuada pelo IMA

Por 7Segundos 01/10/2020 11h11 - Atualizado em 01/10/2020 11h11
Empresa ligada à Braskem é novamente autuada por descarte ilegal de detritos
Empresa foi novamente interditada e autuada - Foto: Ascom IMA

Uma nova fiscalização do Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA/AL) flagrou, nessa quarta-feira (30), a empresa Aliança Usina de Entulho, fazendo o descarte irregular de detritos retirados dos bairros do Pinheiro, Mutange, Bebedouro e Bom Parto, afetados pela mineração.

Durante a fiscalização, foi constatado que a empresa ligada à Braskem já havia sido autuada e embargada na última segunda-feira (28). Ontem, os fiscais constataram a violação do lacre de interdição com o objeto do empreendimento continuar com as atividades de forma irregular.

De maneira imediata, o empreendimento foi autuado no valor de R$ 30 mil por descumprimento do auto de infração, proibindo a destinação dos resíduos sólidos na unidade que a empresa possui. O depósito também foi embargado e autuado em R$ 33 mil, em razão da falta de licença ambiental.

Procurada pelo 7Segundos, a Braskem esclareceu que contratou a Empresa VM para os serviços de limpeza dos imóveis desocupados e das áreas urbanas nos bairros do Pinheiro, Mutange, Bebedouro e Bom Parto.

"A empresa envia o material de descarte proveniente dos serviços de limpeza, os quais são classificados como “tipo C” e não perigosos, para a Aliança Usina de Entulhos, que para sua contratação pela Empresa VM apresentou as licenças e certificados exigidos no processo", informou em nota.

A mineradora esclareceu ainda que, na última segunda-feira (28), a Aliança informou que havia sido notificada pelo IMA e imediatamente a VM suspendeu o envio de material de descarte das áreas de desocupação. Por essa razão, "a Braskem está acompanhando este caso e já solicitou esclarecimentos à empresa contratada".

Veja o comunicado na íntegra:

A Braskem esclarece que contratou a Empresa VM para os serviços de limpeza dos imóveis desocupados e das áreas urbanas nos bairros do Pinheiro, Mutange, Bebedouro e Bom Parto. A empresa envia o material de descarte proveniente dos serviços de limpeza, os quais são classificados como “tipo C” e não perigosos, para a Aliança Usina de Entulhos, que para sua contratação pela Empresa VM apresentou as licenças e certificados exigidos no processo.

Na segunda-feira (28/09/2020), a Aliança informou que havia sido notificada pelo IMA (Instituto do Meio Ambiente de Alagoas) e imediatamente a VM suspendeu o envio de material de descarte das áreas de desocupação. A Braskem está acompanhando este caso e já solicitou esclarecimentos à empresa contratada.