Alagoas

Sementes misteriosas da China chegam em Alagoas e acendem alerta

Embaixada chinesa diz que há suspeita de fraude no envio de sementes

Por 7Segundos 02/10/2020 10h10 - Atualizado em 02/10/2020 12h12
Sementes misteriosas da China chegam em Alagoas e acendem alerta
Sementes misteriosas foram enviadas junto com encomendas - Foto: Gabriel Zapella/Cidasc/Divulgação

Alagoas entrou na rota do recebimento de sementes misteriosas, não solicitadas, junto com encomendas de produtos originários de países asiáticos, como China e Malásia e da região administrativa chinesa Hong Kong.  O fato inusitado já vinha acontecendo em outras unidades da Federação, somando registros em 17 estados mais o Distrito Federal, nessa quinta-feira (01).

As etiquetas que constam nas embalagens das sementes informam que os produtos vieram da China, que nega o envio. Em nota, a Embaixada da China no Brasil diz que segue a legislação internacional sobre o tema, em que é proibido o envio de sementes e alertou sobre indícios de fraude verificados nos pacotes.

“Uma verificação preliminar constatou que as etiquetas de endereçamento apresentam indícios de fraude, com erros no código de rastreamento e em outros dados”, afirmou a representação diplomática da China, em nota oficial. O governo chinês disse estar disposto a “cooperar com a investigação de autoridades brasileiras”.

Em nota, o Ministério da Agricultura pediu que os pacotes não sejam abertos pelos destinatários. O ministério afirma que ainda não é possível apontar os riscos envolvidos às sementes e que começou a investigar o caso. Amostras das sementes foram enviadas  para o Laboratório Federal de Defesa Agropecuária (LFDA), em Goiânia (GO), para análises técnicas.

O 7Segundos contatou a assessoria de comunicação dos Correios em Alagoas que informou, por meio de nota, que todos os serviços postais internacionais são submetidos a protocolos de segurança postal e aduaneira, mediante a vistoria não invasiva de 100% dos objetos recebidos em equipamentos de Raio-X.

"Quando ocorre a constatação da presença de conteúdo suspeito, imediatamente o objeto é encaminhado para avaliação da Vigilância Agropecuária - VIGIAGRO, órgão vinculado ao Ministério da Agricultura, em consonância com o previsto na Lei 10.711/2003, que por sua vez definirá a autorização de entrada ou não no país", traz trecho do comunicado.

Os Correios esclareceram ainda que fazem parte do Grupo de Segurança Postal (SGP), dirigido pela União Postal Universal (UPU), que agrega os operadores designados cumpridores das exigências internacionais de segurança. "A empresa atuará, sempre que necessário, para coibir postagens inseguras e desconhecidas, uma vez que, em regra geral, a importação ou envio de sementes de plantas são proibidas", concluiu.