Educação

Professores que estão no Cadastro de Reserva de concurso da Educação de Alagoas convocam protesto

Segundo representantes, há seis anos, 700 professores estão aguardando a nomeação

Por 7Segundos 02/10/2020 18h06
Professores que estão no Cadastro de Reserva de concurso da Educação de Alagoas convocam protesto
Segundo representantes, há seis anos, 700 professores estão aguardando a nomeação - Foto: Divulgação

Professores que estão no Cadastro de Reserva de concurso da Educação de Alagoas, realizado em 2013, convocaram um protesto para a próxima quarta-feira (07), às 9h, na Praça Deodoro, em frente ao Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL), Centro de Maceió.

Segundo representantes, há seis anos, 700 professores estão aguardando a nomeação no concurso. Os professores que estão no Cadastro de Reserva entraram com uma ação no Ministério Público, pedindo a nomeação. Segundo eles, o estado ainda não se manifestou e a cada dois anos, são contratados novos monitores, mas os professores ainda não receberam uma resposta. 

Um dos representantes citou que cerca de 5 mil monitores foram contratados nesse tempo, mas os que estão no cadastro de reserva do Concurso de 2013 ainda não tiverem a situação definida. Em um ofício enviado ao Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Alagoas (SINTEAL), os representantes citam que o MP defendeu que, “existindo a comprovação de existência de vaga e da necessidade do provimento, o direito à nomeação do candidato que se encontra aprovado fora das vagas previstas no edital é indiscutível”.

Ainda segundo o ofício, a Secretaria de Educação do Estado de Alagoas promoveu novo certame, através do edital n. 01 - SEDUC, de 28 de dezembro de 2017, “ocasionando deliberado prejuízo ao direito dos aprovados no certame de 2013, bem como violação aos princípios da eficiência, economicidade e acessibilidade aos cargos públicos e ao direito adquirido.".