Saúde

Estado tem sete médicos cubanos reincorporados ao Programa Mais Médicos

Profissionais cubanos tinham deixado o programa após críticas do presidente Jair Bolsonaro

Por Marcos Filipe Sousa 05/10/2020 15h03 - Atualizado em 05/10/2020 18h06
Estado tem sete médicos cubanos reincorporados ao Programa Mais Médicos
Programa Mais Médicos - Foto: Reprodução

Mais sete profissionais cubados foram reintegrados ao Programa Mais Médico para trabalhar em Alagoas. A lista saiu no Diário Oficial da União (DOU) desta segunda-feira (05).

Os três homens e quatro mulheres trabalharam nas cidades de Colônia Leopoldina, Inhapi, Junqueiro, Olivença, Pão de Açúcar e em uma comunidade indígena entre o Estado e Sergipe. 

De acordo com a portaria, os médicos cubanos atuarão na rede de atenção básica de Manaus e mais 17 municípios do interior do Amazonas, além de Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI).

Em maio deste ano, o Ministério da Saúde já havia concedido o registro único para exercício da medicina a dez profissionais cubanos que foram reintegrados ao projeto Mais Médicos no Amazonas.

Os profissionais de Cuba começaram a deixar o Brasil, após o governo cubano anunciar em novembro de 2018, a saída do Programa Mais Médicos, promovido do Governo Federal brasileiro. Na época, a saída foi justificada pelas "referências diretas, depreciativas e ameaçadoras" feitas pelo então recente presidente eleito Jair Bolsonaro à presença dos médicos cubanos no Brasil. 

O governo brasileiro esperava substituir os médicos cubanos por brasileiros formados no Brasil e no exterior, porém, as vagas em áreas distantes dos centros urbanos e, principalmente, no Norte do país não foram preenchidas mesmo depois de várias tentativas.