Saúde

Mamografias caem 75% durante pandemia; médica fala sobre a importância do exame

A mamografia é o principal aliado do diagnóstico precoce do câncer de mama

Por Marcos Filipe Sousa 05/10/2020 16h04
Mamografias caem 75% durante pandemia; médica fala sobre a importância do exame
Com o diagnóstico precoce, a mulher tem 95% chances de cura - Foto: Reprodução/São Bernardo Saúde

O país se veste de rosa para alertar sobre o câncer de mama neste mês de outubro. Uma doença que pode ser vencida, principalmente se for identificada cedo, antes de poder ser sentida ao toque. No estágio inicial, o tumor pode ser detectável pela mamografia, exame que é o principal

Um dado importante acendeu o sinal de alerta dos especialistas: em tempos de pandemia do novo coronavírus, a taxa de realização de mamografia caiu 75% entre abril e maio no Brasil, segundo a Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM).

Para a mastologista Shyrlene Santana, o medo impediu as mulheres de procurarem seus médicos. “Isso é ruim e trará um reflexo nos próximos meses ou ano que vem com o aparecimento de lesões graves, já que elas deixaram de fazer seus exames de rotina”.

A médica informou que a mamografia é o único exame comprovado cientificamente, que consegue reduzir a mortalidade por câncer de mama. “Ele detecta as lesões em fase inicial ou pré-clínica e que às vezes o médico na consulta ou a mulher no autoexame não consegue encontrar”. 

Com o diagnóstico precoce, a mulher tem 95% chances de cura, completou a mastologista.