Geral

Cachorro morre vítima de maus-tratos e proprietário é preso em Maceió

Foi a primeira prisão registrada em Alagoas depois que a lei foi sancionada

Por 7Segundos 06/10/2020 10h10 - Atualizado em 06/10/2020 11h11
Cachorro morre vítima de maus-tratos e proprietário é preso em Maceió
Cachorro foi encontrado em situação de maus tratos - Foto: Comissão de Bem Estar Animal da OAB-AL

Um cachorro de raça Rottweiler encontrado em situação de maus-tratos no último sábado (03), no bairro do Benedito Bentes, em Maceió, morreu na madrugada de ontem (05). O responsável pelo imóvel de onde o cachorro foi resgatado foi preso em flagrante, mas solto no domingo (04), após audiência de custódia.

De acordo com a presidente da Comissão de Bem Estar Animal da Ordem dos Advogados do Brasil seccional Alagoas (OAB/AL), Rosana Jambo, o animal havia sido encontrado em local insalubre, abaixo do peso, com doença do carrapato, sem conseguir se locomover e longe da água e da comida.

"Fica o crime, o processo criminal por maus tratos em ter deixado o animal sem assistência veterinária, sem tratamento dos problemas neurológicos, sem andar, sem remédios para suas dores chegando a estágio avançado da doença sem nenhum cuidado médico", lamentou Rosana Jambo.

Testemunhas informaram que o responsável não aparecia em casa há dias. Foi feito contato e, imediatamente, ele esteve no local onde recebeu voz de prisão. Segundo a presidente da Comissão, essa foi a primeira prisão por maus-tratos em Alagoas após a lei ser sancionada. A pena varia de 2 a 5 anos de prisão.

"É perverso deixar o animal ao qual se tem responsabilidade sentido dores, piorando da doença por meses sem receber tratamento devido. O indivíduo foi solto em audiência de custódia, mas continuará respondendo pelo crime onde será determinado sua pena que vai de 2 a 5 anos de reclusão, multa e ainda o agravante do óbito", finalizou a presidente da Comissão.