Justiça

Fórum Universitário da Ufal segue com atendimento remoto

Atendimento presencial só é feito para questões excepcionais que não possam ser resolvidas de forma virtual

Por Ascom UFAL 07/10/2020 19h07
Fórum Universitário da Ufal segue com atendimento remoto
Fórum Universitário da Ufal - Foto: Ascom UFAL

Durante a pandemia da Covid-19, a maioria dos atendimentos no Fórum Universitário Professor José Cavalcanti Manso, localizado no Campus A.C. Simões da Ufal, em Maceió, continua sendo realizado por telefone fixo, celular ou e-mail. Apenas demandas inviáveis de serem resolvidas de forma remota são atendidas presencialmente mediante agendamento.

“Aqueles que não puderem fazer uma audiência virtual por questão estrutural, por exemplo, devem ir ao fórum que realizamos na sala passiva que é uma sala feita para esse fim”, esclarece o diretor do Fórum Universitário, juiz e professor da Ufal, Wlademir Lira.

Ele explica que o local passou um tempo fechado, atendendo só remotamente. Em setembro, retomou parte do atendimento presencial, com horário e número de atendimentos reduzidos. Antes da pandemia, o funcionamento era de 7h30 às 13h30. Agora, enquanto durarem as medidas de segurança sanitária, é de 8h às 13h.

“Qualquer contato ou consulta que a parte precisar para saber de andamento de processo, acompanhamento, do que precisa ser feito e como pode ser atendido, tudo isso continua sendo feito pelo telefone e whatsApp”, ressalta.

As pessoas que precisam ir pessoalmente, reforça o professor, devem ligar para agendar o horário de atendimento para evitar aglomerações. “Salvo demandas urgentes sem tempo para agendar, aparecendo lá no fórum, obviamente, iremos avaliar e, caso comprove a urgência, iremos atender. Hoje, estamos com efetivo de servidores reduzido a 30%, a maior parte trabalha virtualmente, inclusive com audiências”, justifica.

Atendimento remoto


Para consultar andamento de processos ou acesso a serviços, o interessado pode ligar para 4009-5700/5701, telefone fixo do Fórum Universitário.

No site do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ-AL), informa Lira, também é possível consultar os contatos disponíveis – números de telefones fixos, celulares com Whatsapps, além de e-mail – de acordo com a vara ou juizado.

Serviços do fórum


No Fórum Universitário localizado no Campus A.C. Simões funcionam o 8º Juizado Especial Cível da Capital (que resolve pequenas causas de até 40 salários-mínimos), a 26ª Vara de Família (que atua na resolução de assuntos patrimoniais e existenciais familiares) e a 16ª Vara de Execução Criminal, responsável pela execução das penas privativas de liberdade, quando os réus estão presos provisoriamente ou por sentença transitado em julgado no sistema prisional de Alagoas, tanto em Maceió quanto no Agreste.

O atendimento é direcionado para os moradores dos bairros arredores da Ufal, tais como Eustáquio Gomes, Cidade Universitária, Clima Bom, entre outros.

“Em função dessas varas, nós temos o Escritório Modelo de Assistência Jurídica da Faculdade de Direito de Alagoas [FDA-Ufal] que faz atendimento tanto para o juizado especial quanto para a vara de família. Temos também o Conselho da Comunidade e o Conselho Penitenciário funcionando no local, além de uma equipe multiprofissional com assistente social e duas psicólogas”, informa o juiz da Vara de Família e docente da Ufal, Wlademir Lira.

Abaixo, confira alguns contatos disponibilizados no site do TJ-AL para atendimento durante o período de pandemia:


8º Juizado Especial Cível da Capital

(82) 99117-2798/ (Fórum): 4009-5705

E-mail: [email protected]

26ª Vara de Família

(82) 9.9332-7383

E-mail: [email protected]

16ª Vara de Execução Criminal

(82) 99105-7521

E-mail: [email protected][email protected]

Escritório Modelo da FDA


Local para exercício profissional ainda durante a graduação e suporte importante para pessoas carentes que não podem pagar pelos serviços advocatícios, o Escritório Modelo de Assistência Jurídica da Faculdade de Direito de Alagoas (FDA-Ufal), com funcionamento no Fórum Universitário, também teve o atendimento modificado por causa da crise sanitária.

“Estamos atendendo no mesmo horário, de 7h30 às 13h30, sendo o atendimento remoto, acompanhando às audiências virtualmente por videoconferência. Os atendimentos aos clientes que têm processos são feitos por telefone, Whatsapp e e-mail. Estão sendo feitas as devidas diligências, como requerimentos, recursos, impugnações e contestações.”, explica o coordenador do escritório, professor e juiz do Trabalho, Flávio Costa.

No momento, informa, não estão sendo ajuizadas novas ações, sendo encaminhados apenas os processos já existentes.

Serviços oferecidos


No Escritório Modelo da FDA, os graduandos de Direito da Ufal atuam em ações da 26ª Vara de Família e do 8º Juizado Especial Cívil.

“Pensão alimentícia, revisional e execução de alimentos, regulamentação de visitas, investigação de paternidade, suprimento de consentimento, divórcio, declaratória de união estável e de união homoafetiva, tutela, guarda e alvará são algumas das ações executadas na 26ª Vara. Já no 8º Juizado, são ações relativas a consumo”, informa o coordenador.

Podem buscar atendimento no escritório pessoas com renda bruta de até três salários-mínimos e que residam nos seguintes bairros: Antares, Cidade Universitária, Clima Bom, Santa Lúcia, Santos Dumont e Tabuleiro dos Martins.

Informações sobre atendimento podem ser obtidas pelo e-mail: [email protected] ou telefone 3214-1805.