Política

Após protocolo da Sesau, demais candidatos à Prefeitura de Maceió devem se pronunciar

Apenas Gaspar e Davi Filho, suspenderam caminhadas após recomendação do TRE

Por 7Segundos 08/10/2020 18h06
Após protocolo da Sesau, demais candidatos à Prefeitura de Maceió devem se pronunciar
urna eletrônica - Foto: Reprodução

Após Alfredo Gaspar (MDB) e Davi Filho (Progressistas) suspenderem suas caminhadas seguindo portaria do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), os demais candidatos à prefeitura de Maceió ainda não se pronunciaram a respeito do assunto. A Secretaria de Estado da Saúde (SESAU) divulgou um parecer técnico com recomendações sobre controle da disseminação da Covid-19 nas eleições municipais, depois de Alagoas está se aproximando dos 90 mil casos de coronavírus. 

Vale destacar que o TRE chegou a proibir a realização de caminhadas em alguns municípios alagoanos, no entanto, a medida não abrange a Capital. Gaspar e Davi Filho foram os únicos a seguir as medidas recomendadas pelos órgãos responsáveis pela Saúde Pública e Eleições no Estado.

Mesmo o Estado estando na Fase Azul do plano de reabertura das atividades, o Ministério Público Estadual (MPE) recebeu diversas denúncias sobre aglomeração de pessoas em eventos patrocinados por candidatos e partidos políticos nos município.

Através das redes sociais, Alfredo Gaspar informou que vai seguir as recomendações da SESAU e do TRE. “Só faremos reuniões em espaços abertos, arejados e com uma distância segura entre as pessoas. O combate ao vírus não pode parar, todos temos que fazer a nossa parte”.

Já Davi Filho revelou, através de assessoria, que vai apostar nas carreatas e no uso de equipamento de som para chegar ao eleitorado da Capital. “Vamos buscar alternativas para continuar conversando com o povo e observando as orientações”.

Os demais candidatos, Cícero Almeida (DC), Cícero Filho (PCdoB), Corintho Campelo (PMN), JHC (PSB), Josan Leite (Patriota), Lenilda Luna (UP), Nina Tenório (PCO), Ricardo Barbosa (PT), Valéria Correia (PSOL), também deve se posicionar sobre qual medidas irão adotar no período eleitoral em prevenção ao coronavírus.

A expectativa é que a maioria opte pelo “corpo a corpo” e com uma equipe mínima de trabalho para os serviços de panfletagem, redes sociais e adesivação de veículos.