Polícia

[Vídeo] PF de Alagoas deflagra operação para combater fraude no seguro desemprego

16 servidores públicos foram afastados por suspeita de participação no esquema

Por 7Segundos, com assessoria 14/10/2020 07h07 - Atualizado em 14/10/2020 09h09
[Vídeo] PF de Alagoas deflagra operação para combater fraude no seguro desemprego
PF de Alagoas deflagra operação para combater fraude no seguro desemprego - Foto: Assessoria

A Polícia Federal em Alagoas está cumprindo 40 mandados de busca e apreensão e um de prisão em municípios de Alagoas, Pernambuco, Sergipe e São Paulo. De acordo com a PF 16 servidores públicos foram afastados por suspeita de participação no esquema criminoso.

A operação denominada Seguro-Mamata investiga uma organização criminosa que vem atuando desde 2016 nesse estados quatro estados. De acordo com a PF os prejuízos causados pelo esquema criminoso totalizam quase doze milhões de reais.

O inquérito policial foi instaurado há cerca de um ano e meio. Foram identificados dezenas de vínculos empregatícios com empresas fantasmas e empregadores individuais inexistentes com o objetivo de criar artificiosamente direito ao seguro-desemprego.

Em Alagoas, os mandados foram cumpridos nos municípios de Maceió, Anadia, Boca da Mata, Coruripe, União dos Palmares, Arapiraca, São Miguel dos Campos, Palmeira dos Índios, Atalaia, Limoeiro de Anadia e Maribondo.

Os envolvidos foram indiciados pelos crimes de constituição de organização criminosa, inserção de dados falsos em sistemas de informações, peculato e estelionato, cujas penas máximas, se somadas, atingem 37 anos de reclusão.