Meio ambiente

Moradores denunciam e pedem investigação de crime ambiental na Serraria

Ministério Público instaurou um procedimento para apurar o caso

Por 7Segundos 15/10/2020 15h03 - Atualizado em 15/10/2020 16h04
Moradores denunciam e pedem investigação de crime ambiental na Serraria
Possível crime ambiental está ocorrendo no bairro da Serraria, em Maceió - Foto: Cortesia ao 7Segundos

Moradores do condomínio Vista do Vale, localizado no bairro da Serraria, procuraram autoridades para pedir investigação sobre um possível crime ambiental, que está acontecendo na construção de um residencial em um terreno vizinho.

O local, que fica em uma área de encosta e abriga diversas espécies, estaria sendo desmatado durante a obra. O 7Segundos conversou com um dos moradores, Eduardo Jorge.

“É proibido fazer desmatamento em encostas com declividades superiores a 45º. Tememos que isso acabe gerando consequências ambientais graves e que acabe prejudicando o nosso condomínio, que fica muito próximo”, disse.

Na terça-feira (13), os moradores acionaram o Batalhão de Polícia Ambiental (BPA), que foi até o local, mas informou que a construtora apresentou autorização para a supressão da mata.

Apesar disso, os moradores questionam se o que está sendo desmatado está dentro do que foi permito, por causa do tamanho da área em que a vegetação foi suprimida. E, por isso, o Ministério Público do Estado (MPE) também foi acionado.

A Promotoria de Meio Ambiente instaurou um procedimento preparatório de Inquérito Civil com o objetivo de verificar a regularidade, ou não, das intervenções que estão sendo realizadas no local. O MPE já oficializou para que Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA/AL) realizasse uma fiscalização no local.

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente (Sedet) também foi acionada na terça-feira e, por meio de nota, informou que a construtora Cavalcante Empreendimentos Imobiliários LTDA recebeu autorização ambiental prévia nº 037/2018, solicitada em 2017, para a construção do Residencial Del Bosque.

Em 10 de setembro de 2020, a empresa requereu a autorização de implantação, que se encontra em processo de análise. Ainda através da nota, a Sedet e a Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes) informaram que vão encaminhar equipes ao local. 

Condomínio apagado

Os moradores também alegam ter tido acesso ao projeto do Residencial Del Bosque, que foi enviado pela construtora Cavalcante Empreendimentos Imobiliários à Prefeitura de Maceió.

Eles dizem que, neste projeto, a proximidade do condomínio Vista do Vale e o novo residencial foi maquiada, pois ele sequer aparece.



O 7Segundos não conseguiu o contato da construtora, mas o espaço segue aberto para que ela se posicione se assim desejar.