Saúde

Dia Nacional de Combate à sífilis ocorre neste sábado (17), em Maceió

Mobilização vai oferecer testes rápidos para a população

Por 7Segundos, com assessoria 16/10/2020 12h12
Dia Nacional de Combate à sífilis ocorre neste sábado (17), em Maceió
Tema da campanha contra a Sífilis 2020 - Foto: Divulgação/Ministério da Saúde

Com o tema “Eu sei. Você sabe?”, a Campanha Nacional de Combate à Sífilis e à Sífilis Congênita ocorre neste sábado (17), de 10h às 17h, no Maceió Shopping (em frente às lojas Renner). Na ocasião, profissionais de saúde darão orientações sobre a doença e serão ofertados testes rápidos para a população. O intuito da mobilização é sensibilizar a sociedade, profissionais e gestores de saúde para a importância do diagnóstico precoce e tratamento dessa Infecção Sexualmente Transmissível (IST).

Segundo Tereza Carvalho, gerente do Programa de IST/Aids e Hepatites Virais da SMS, as ações de combate à sífilis estão sendo realizadas ao longo de todo o mês nas unidades de saúde. “Nesse período, estão sendo feitas atividades de educação permanente com profissionais de saúde por meio de encontros virtuais, onde buscamos trabalhar uma perspectiva transversal para tratar a sífilis nas mais diversas fases da vida, no pré-natal, primeira infância, adolescência, adulto e idoso. Além disso, os profissionais das unidades estão fazendo salas de espera com orientações e testes rápidos com os usuários”, destaca.

Ao longo do mês, os profissionais de saúde também participaram de capacitações virtuais onde foram trabalhados temas como “Sífilis Congênita: Um olhar para o pré-natal e os primeiros anos de vida. Dados epidemiológicos da Sífilis Congênita e em gestantes” e “Um olhar para a primeira infância: Zika vírus/Storch. Acolhimento da equipe dedicada às crianças com síndrome congênita por Zika”.

Sobre o tratamento dos pacientes diagnosticados com sífilis, Tereza Carvalho destaca que é feito na própria Atenção Básica. “O paciente é tratado e curado em até duas semanas nas unidades de saúde, onde são feitas três aplicações de Benzetacil, substância que trata a doença”, explica a gerente do Programa de IST/Aids e Hepatites Virais da SMS.

Alguns locais já receberam a presença dos profissionais da SMS durante a campanha: Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), Associação dos Cabos e Soldados, Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) Selma Bandeira e Instituto da Levada. No sábado (17) será a vez do Maceió Shopping; dia 22, o Terminal Rodoviário de Maceió; o CRAS Pitanguinha no dia 27 e o encerramento da campanha ocorre no Terminal Rodoviário do Benedito Bentes, no dia 29 de outubro.