Segurança

Registros de armas de fogo têm aumento de 49% em AL, segundo anuário

Cidadãos reunidos tem mais armas que os órgãos de segurança pública

Por Marcos Filipe Sousa 20/10/2020 14h02
Registros de armas de fogo têm aumento de 49% em AL, segundo anuário
Cidadãos tem mais armas reunidos que policias - Foto: Michal Oska/Thinkstock

Alagoas registrou um dos maiores crescimentos percentual do país em registros de armas de fogo. De acordo com o Anuário Brasileiro de Segurança Pública divulgado nesta segunda-feira (19), o estado foi de 8.512 armas registradas em 2017 para 12.731 em 2019, o que resulta no aumento de 49,6%.

O documento mostra que do total de registros ativos, 3.999 fazem parte da categoria “cidadão”. Isto é, armas compradas por qualquer cidadão que tenha direito a posse ou porte. 

O número faz da categoria a com mais registros, seguida da categoria “órgão público com taxa”, com 3.547 registros.

O Exército é responsável pelo Sistema de Gerenciamento Militar de Armas de Fogo (Sigma), que reúne dados das armas registradas para as Forças Armadas, policiais militares dos estados, Agência Brasileira de Inteligência (Abin), além daquelas usadas por Colecionadores, Atiradores desportivos e Caçadores, que são chamados CACs.

Um outro banco de dados, chamado Sistema Nacional de Armas (Sinarm) e controlado pela Polícia Federal (PF), reúne as armas da própria corporação e também as usadas pelas polícias civis dos estados, Polícia Rodoviária Federal, guardas municipais, de órgãos como Ministério Público e Poder Judiciário, além daquelas compradas por qualquer cidadão.