Turismo

Trade turístico entrega propostas do setor para candidatos à Prefeitura de Maceió

Primeiro encontro foi realizado com Alfredo Gaspar nesta terça-feira (20) e precede outros três, agendados para esta semana

Por Assessoria 20/10/2020 21h09
Trade turístico entrega propostas do setor para candidatos à Prefeitura de Maceió
Primeiro encontro foi realizado com Alfredo Gaspar nesta terça-feira (20) e precede outros três, agendados para esta semana - Foto: Cortesia

O trade turístico alagoano se reuniu, nesta terça-feira (20), com o ex-procurador geral de Justiça e candidato à prefeito de Maceió Alfredo Gaspar de Mendonça Neto, para apresentar as principais demandas do turismo, setor central da economia municipal, nos próximos quatro anos. O encontro, realizado no Jatiúca Resort, foi o primeiro de uma série que contempla os quatro candidatos mais bem posicionados nas pesquisas eleitorais e terá continuidade ao longo desta semana.

As entidades representativas do setor entregaram um documento com as principais pautas do turismo de Maceió e ouviram do candidato as propostas voltadas para o segmento. Entre os temas prioritários do trade turístico, estão saneamento básico, infraestrutura, segurança, promoção e estruturação do destino, ordenamento da orla, além de incentivos estratégicos para alavancar o segmento, um dos principais geradores de emprego e renda na capital.

De acordo com o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis em Alagoas (ABIH-AL), André Santos, os encontros são fundamentais para um alinhamento entre o setor e o futuro representante do executivo municipal. “Um dos fatores determinantes para o bom posicionamento do destino Maceió no mercado nacional e o sucesso do turismo na geração de emprego e renda é a parceria entre a iniciativa privada e o poder público. A capital chega a faturar mais de meio bilhão de reais por ano com a atividade turística, sendo a hotelaria responsável pela maior arrecadação de ISS [Impostos sobre Serviços]. Por isso, é de extrema importância essa aproximação com os candidatos, para que possamos apresentar nossos pleitos e conhecer as propostas de governo”, destacou.

Conforme dados do Estudo da Cadeia do Turismo Alagoano 2019, 42,5% das empresas ativas do setor estão em Maceió e representam cerca de 62% dos empregos gerados na capital, principal polo turístico do estado. Somente no ano passado, de acordo com informações do Maceió Convention & Visitors Bureau (MC&VB), o turismo de negócios trouxe para a cidade 67 eventos, que somados geraram um impacto de aproximadamente R$ 67,5 milhões na economia municipal.

“Iniciamos esse processo com os candidatos já há alguns anos e tem sido muito importante para o mostrar a união do trade e a força que o turismo tem na economia local. Fazer com que entendam a capilaridade dessa cadeia produtiva, que abrange 52 segmentos interligados, é fundamental para que a gente possa ter o turismo como eixo estruturante de políticas públicas que garantam a sustentabilidade do setor”, avaliou a diretora executiva do MC&VB, Danielle Novis.

Primeiro colocado na disputa eleitoral, o candidato Alfredo Gaspar se colocou à disposição das entidades e destacou a importância do turismo para o desenvolvimento socioeconômico da cidade. “O turismo é capaz de mudar a realidade de muitas pessoas e isso é visível tanto na orla marítima quanto nos bairros periféricos, para onde leva educação, qualificação e empreendedorismo. Contamos com a parceria do trade turístico para fomentar, incentivar e promover ações assertivas que potencializem ainda mais o destino e façam do setor o principal vetor de desenvolvimento na capital”, pontuou.

Além da ABIH-AL e do MC&VB, participaram do encontro a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes em Alagoas (Abrasel-AL), Associação Brasileira das Agências de Viagem (ABAV), Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo de Alagoas (Abrajet- AL), o Sindicato Empresarial de Hospedagem e Alimentação de Alagoas (SINDHAL) e o Sindicato das Emopresas de Turismo do Estado de Alagoas (Sindetur).

Próximas agendas


Nesta quarta-feira (21), será a vez do candidato JHC se reunir com o trade turístico para alinhar propostas e demandas. O candidato Cícero Almeida é o convidado do encontro programado para esta quinta-feira (22). Já na sexta (23), quem participa da agenda com o setor é o candidato Davi Filho. Todos os encontros acontecem no Jatiúca Resort.