Política

Renan Filho reage após Bolsonaro desautorizar compra da CoronaVac

"Queremos que ela funcione", diz o governador sobre vacinas

Por Marcos Filipe Sousa 21/10/2020 16h04
Renan Filho reage após Bolsonaro desautorizar compra da CoronaVac
Renan Filho durante coletiva nesta quarta-feira (23) - Foto: Reprodução

“Vacina não precisa ter nacionalidade, ela tem que ser eficaz”. Foram com essas palavras que o governador Renan Filho (MDB) respondeu aos jornalistas na tarde desta quarta-feira (21) ao comentar a decisão de Bolsonaro (sem partido) em desautorizar a compra da vacina chinesa CoronaVac.

A compra de 45 milhões de doses da vacina contra a Covid-19 desenvolvida e testada pelo Instituto Butantan em parceria com o laboratório chinês Sinovac foi anunciada pelo próprio ministro da Saúde Eduardo Pazuello em reunião virtual com os governadores ontem (20).

“Ela [vacina] precisa estar disponível para a população. É isso que eu defendo no grupo dos governadores. A gente nunca pergunta de que país veio o remédio que tomou, queremos que ele funcione, o mesmo deve ser feito com a vacina. Temos que sair de ideologia”, colocou. 

Nesta quarta-feira (21), o secretário-executivo do Ministério, Élcio Franco, leu uma nota do ministério, depois distribuída à imprensa, negando que haja um compromisso de compra da CoronaVac e afirmando que o protocolo assinado não seria “vinculante”.

Além de Renan Filho, os governadores de São Paulo, Bahia, Espírito Santo, Maranhão, Pernambuco e Rio Grande do Sul.